O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está em fase de preparação da PRC-280 para receber um novo pavimento rígido de concreto. O trecho em questão, que compreende Clevelândia e Palmas, na região Sudoeste, abrange 45 quilômetros e recebe um investimento total de R$ 188,25 milhões.
Os trabalhos iniciaram na semana anterior com a reperfilagem e fresagem das faixas de rolamento da rodovia, incluindo trechos de terceiras faixas, quando necessário para ajustar o nível da pista e corrigir problemas como buracos ou escorregamentos. Essas intervenções são realizadas com operação pare-e-siga durante o dia, liberando totalmente a pista somente à noite.
A partir de sexta-feira (05), terá início a reciclagem dos acostamentos, que também serão nivelados à pista. Essa fase exigirá operação pare-e-siga 24 horas por dia nos trechos em execução, até a liberação final da pista.
Essas medidas são essenciais para a aplicação das placas de concreto do pavimento rígido sobre o pavimento flexível asfáltico existente, que passará a servir como mais uma camada de base. Conhecida como whitetopping, essa técnica está sendo cada vez mais empregada nas obras de restauração de rodovias estaduais do Paraná, proporcionando maior durabilidade, economia em custos de manutenção e maior segurança aos usuários.
A concretagem da rodovia está prevista para iniciar em 15 de abril, sujeita a condições climáticas favoráveis. O primeiro trecho contemplado será dentro do perímetro urbano de Clevelândia, estendendo-se até o trevo da Codapar em Palmas.
Além da pavimentação, serão realizados serviços de implantação de dispositivos de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, correção da geometria nas interseções e acessos, entre outros. O prazo estimado para conclusão é de 360 dias.
Enquanto as obras estiverem em andamento, o DER/PR recomenda o uso de rotas alternativas para evitar longas esperas e filas, como a SC-155 através do trevo do Rincão e a PR-459 e PR-449 entre Clevelândia e Palmas.
O projeto de pavimentação em concreto da PRC-280 se estenderá até Pato Branco, em uma segunda etapa. Essa fase, prevista para 15 meses, contemplará os 37 quilômetros entre as duas cidades do Sudoeste do Paraná, somando-se aos 60 quilômetros já concluídos entre Palmas e o Trevo Novo Horizonte, totalizando 142 quilômetros de pavimentação em concreto.