WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Der/pr formaliza contrato de R$ 56,9 milhões para pavimentação de rodovia em Doutor Ulysses

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), ligado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), formalizou o contrato para a pavimentação de 11,95 quilômetros da PR-092 em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira. O investimento previsto é de R$ 56.919.000,00.

A obra contempla a pavimentação de uma pista com 7 metros de largura, incluindo faixas de 3,5 metros em cada sentido da via, além de acostamentos de 1,5 metro em cada lado. O pavimento será semirrígido, composto por uma camada de reforço do subleito, camadas de base e sub-base em solo cimento, uma camada dupla de ligante asfáltico e uma camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) como revestimento.

Junto à pavimentação, serão instaladas sinalizações horizontal e vertical ao longo do trecho, assim como defensas metálicas em pontos sinuosos para garantir a segurança dos usuários.

Dispositivos de drenagem, como sarjetas de concreto, descidas d’água, drenos, bueiros e uma galeria celular para manejo de chuvas e corpos d’água na região, também estão incluídos no projeto.

Ademais, estão planejados serviços complementares, como a implantação de novos abrigos para parada de ônibus e o plantio de vegetação nas áreas próximas à rodovia.

Essa obra foi licitada na modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada (CI), que engloba a elaboração do projeto básico, do projeto executivo de engenharia e a execução da obra em um único contrato. Os primeiros 180 dias serão dedicados aos projetos, seguidos por 540 dias para a realização da obra. O prazo de execução começa a contar a partir da emissão da Ordem de Serviço, prevista para ocorrer em breve.

Doutor Ulysses, com cerca de 5,6 mil habitantes, tem sua economia centrada na agropecuária. A PR-092 é um importante canal para o escoamento da produção local e o acesso a povoados e propriedades rurais do município.

Em 2019, o DER/PR concluiu a pavimentação com blocos intertravados de concreto (pavers) em aproximadamente 910 metros da travessia urbana da PR-092 em Doutor Ulysses. A obra incluiu dispositivos de drenagem e sinalização viária.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli