WhatsApp
Facebook
Paraná Mais Cidades promove integração entre Estado e municípios para soluções em gestão pública

O Governo do Paraná realiza o Paraná Mais Cidades, evento que reúne lideranças dos 399 municípios em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O encontro apresenta programas e projetos estaduais, promovendo integração entre secretarias, empresas e instituições parceiras. Com foco na troca de experiências, a Feira de Serviços possibilita aos gestores públicos acesso direto a secretarias de Estado e órgãos como a Assembleia Legislativa (Alep), Tribunal de Contas (TCE), Ministério Público (MPPR) e Defensoria Pública (DPE-PR). A estrutura fomenta contatos que visam aumentar a eficiência na gestão pública.

O vice-governador Darci Piana destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas. “Eu sempre digo: se sentarmos em uma mesa, encontramos uma solução juntos. Tenho certeza que sairemos daqui com um bom aprendizado para ajudar o nosso Paraná e os municípios a se desenvolverem cada vez mais”, afirmou.

O estande da Secretaria das Cidades (Secid) foi um dos mais movimentados. Esta pasta é responsável por obras marcantes e programas como Asfalto Novo e Vida Nova. “Esse dia é muito importante não só para a secretaria, mas para o Estado. Estamos atendendo todos os prefeitos com dúvidas, como devem ser os projetos, mostrando os sistemas que nós temos”, explicou a secretária Camila Mileke Scucato. Ela também ressaltou ferramentas oferecidas aos municípios, como softwares de gestão municipal, cadastro multifinalitário e acompanhamento do plano diretor. “Estamos norteando os prefeitos em suas demandas para que possamos viabilizar o recurso o quanto antes”, ressaltou.

No evento, técnicos do Paranacidade, vinculado à Secid, apresentaram ferramentas como o Portal dos Municípios, destacadas pelo superintendente executivo Chico Santos: “Criamos um sistema onde tudo é automatizado. Ali tem todas as obras da Secid e do Paranacidade. Conseguimos atender as demandas de todos os municípios de forma online, automatizada”.

Na área da educação, o programa Educa Juntos foi destacado como uma parceria entre Estado e municípios. Segundo Maurício Pastor do Santos, coordenador do Regime de Colaboração da Secretaria de Educação, “todas as 399 cidades têm adesão ao Educa Juntos. Isso significa que elas estão habilitadas a receber benefícios como material de apoio pedagógico impresso, gratuito, de língua portuguesa e matemática, além de formação de professores”.

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) apresentou projetos de infraestrutura como obras em rodovias, pontes e viadutos. O secretário Sandro Alex afirmou que a pasta tem trabalhado para acompanhar o crescimento urbano: “Nós estamos atendendo projetos, e para bons projetos o governo tem capacidade de executá-los. A infraestrutura fomenta o desenvolvimento do Estado, então temos a obrigação de estar com os municípios nesse processo”.

O Ministério Público do Paraná (MPPR) participou pela primeira vez do evento, apresentando iniciativas preventivas à corrupção, como uma cartilha de integridade. “A cartilha traz toda a estrutura administrativa, cargos comissionados, funções gratificadas, licitações e outros temas já conhecidos dos gestores, mas muitas vezes deixados de lado. Estamos nos adiantando aos prefeitos com um material prático de prevenção primária à corrupção”, disse a promotora Kele Bahena.

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) apresentou serviços gratuitos, como orientação jurídica e conciliação extrajudicial. “Estamos aqui mostrando como as pessoas podem ter acesso à Defensoria, mesmo onde não há presença física. A parceria com o Governo é fundamental”, destacou a defensora pública Flávia Palazzi.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) reforçou sua presença no evento com orientações preventivas aos gestores públicos. “Nosso objetivo é trazer uma atuação orientativa e permitir que os gestores corrijam falhas antes que elas se concretizem”, disse Wilmar da Costa Martins Junior, auditor do TCE. Segundo ele, a iniciativa do evento facilita o contato com todos os municípios e contribui para maior eficiência da gestão pública.

Ainda como parte do evento, a Assembleia Legislativa do Paraná participa com seu projeto Assembleia Itinerante, promovendo aproximação com as lideranças municipais para desenvolvimento de novos projetos em benefício da população.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

SANTA MÔNICA - ESPECIAL CARNAVAL
SIGATEL
PUBLICAR-BALANCO_UNIAO-GIF
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!