O Governo do Paraná realiza o Paraná Mais Cidades, evento que reúne lideranças dos 399 municípios em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O encontro apresenta programas e projetos estaduais, promovendo integração entre secretarias, empresas e instituições parceiras. Com foco na troca de experiências, a Feira de Serviços possibilita aos gestores públicos acesso direto a secretarias de Estado e órgãos como a Assembleia Legislativa (Alep), Tribunal de Contas (TCE), Ministério Público (MPPR) e Defensoria Pública (DPE-PR). A estrutura fomenta contatos que visam aumentar a eficiência na gestão pública.
O vice-governador Darci Piana destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas. “Eu sempre digo: se sentarmos em uma mesa, encontramos uma solução juntos. Tenho certeza que sairemos daqui com um bom aprendizado para ajudar o nosso Paraná e os municípios a se desenvolverem cada vez mais”, afirmou.
O estande da Secretaria das Cidades (Secid) foi um dos mais movimentados. Esta pasta é responsável por obras marcantes e programas como Asfalto Novo e Vida Nova. “Esse dia é muito importante não só para a secretaria, mas para o Estado. Estamos atendendo todos os prefeitos com dúvidas, como devem ser os projetos, mostrando os sistemas que nós temos”, explicou a secretária Camila Mileke Scucato. Ela também ressaltou ferramentas oferecidas aos municípios, como softwares de gestão municipal, cadastro multifinalitário e acompanhamento do plano diretor. “Estamos norteando os prefeitos em suas demandas para que possamos viabilizar o recurso o quanto antes”, ressaltou.
No evento, técnicos do Paranacidade, vinculado à Secid, apresentaram ferramentas como o Portal dos Municípios, destacadas pelo superintendente executivo Chico Santos: “Criamos um sistema onde tudo é automatizado. Ali tem todas as obras da Secid e do Paranacidade. Conseguimos atender as demandas de todos os municípios de forma online, automatizada”.
Na área da educação, o programa Educa Juntos foi destacado como uma parceria entre Estado e municípios. Segundo Maurício Pastor do Santos, coordenador do Regime de Colaboração da Secretaria de Educação, “todas as 399 cidades têm adesão ao Educa Juntos. Isso significa que elas estão habilitadas a receber benefícios como material de apoio pedagógico impresso, gratuito, de língua portuguesa e matemática, além de formação de professores”.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) apresentou projetos de infraestrutura como obras em rodovias, pontes e viadutos. O secretário Sandro Alex afirmou que a pasta tem trabalhado para acompanhar o crescimento urbano: “Nós estamos atendendo projetos, e para bons projetos o governo tem capacidade de executá-los. A infraestrutura fomenta o desenvolvimento do Estado, então temos a obrigação de estar com os municípios nesse processo”.
O Ministério Público do Paraná (MPPR) participou pela primeira vez do evento, apresentando iniciativas preventivas à corrupção, como uma cartilha de integridade. “A cartilha traz toda a estrutura administrativa, cargos comissionados, funções gratificadas, licitações e outros temas já conhecidos dos gestores, mas muitas vezes deixados de lado. Estamos nos adiantando aos prefeitos com um material prático de prevenção primária à corrupção”, disse a promotora Kele Bahena.
A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) apresentou serviços gratuitos, como orientação jurídica e conciliação extrajudicial. “Estamos aqui mostrando como as pessoas podem ter acesso à Defensoria, mesmo onde não há presença física. A parceria com o Governo é fundamental”, destacou a defensora pública Flávia Palazzi.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) reforçou sua presença no evento com orientações preventivas aos gestores públicos. “Nosso objetivo é trazer uma atuação orientativa e permitir que os gestores corrijam falhas antes que elas se concretizem”, disse Wilmar da Costa Martins Junior, auditor do TCE. Segundo ele, a iniciativa do evento facilita o contato com todos os municípios e contribui para maior eficiência da gestão pública.
Ainda como parte do evento, a Assembleia Legislativa do Paraná participa com seu projeto Assembleia Itinerante, promovendo aproximação com as lideranças municipais para desenvolvimento de novos projetos em benefício da população.