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Maio Amarelo 2025 destaca o desafio de reverter alta de acidentes e mortes no trânsito do Paraná

A campanha Maio Amarelo chega à sua 10ª edição em 2025, ano que marca a primeira década da sanção da Lei Estadual 18.624/2015, iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná. Criada para promover a conscientização e reduzir acidentes de trânsito, a lei tem passado por constantes aprimoramentos e permanece como uma ferramenta crucial para enfrentar o cenário crítico de colisões e mortes no Paraná. Dados recentes indicam que, nos últimos quatro anos, os acidentes voltaram a aumentar, rompendo uma tendência de redução registrada na década anterior.

Ao longo de maio, diversas ações de sensibilização são organizadas para alertar condutores, ciclistas e pedestres, incluindo peças publicitárias, programas interativos, simuladores, blitze, atividades em escolas e eventos públicos. Neste ano, o tema da campanha será “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.

A abertura oficial das atividades ocorrerá em uma sessão solene marcada para as 18h30 de 6 de maio no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A cerimônia, proposta pelo deputado Hussein Bakri (PSD), autor da lei que deu origem ao Maio Amarelo, também homenageará profissionais ligados à segurança no trânsito. “O Maio Amarelo já está enraizado no Paraná e tem sido uma ferramenta fundamental para que tenhamos um trânsito mais seguro no Estado. Desde que a nossa lei criou a campanha em nível estadual, evoluímos muito na conscientização dos motoristas”, afirmou Bakri.

“Conscientizar os motoristas sobre as suas ações é tarefa árdua, mas necessária. Basta ver as estatísticas que apontam falhas humanas como responsáveis por cerca de 90% das mortes no trânsito”, ressaltou o deputado. Ele destacou ainda que, mesmo com a ampliação das campanhas de segurança, houve um crescimento de 13,5% nas mortes por acidentes no Brasil entre 2010 e 2019.

As estatísticas recentes reforçam a gravidade da situação. Nas rodovias federais do Paraná, as mortes no trânsito em 2024 foram as maiores desde 2017, com 605 vítimas fatais, um aumento de 8,2% em relação a 2023. A colisão frontal esteve na liderança das causas, com 181 casos. Além disso, os acidentes nessas mesmas vias subiram de 6.827 (2023) para 7.302 (2024). Nas rodovias estaduais, o excesso de velocidade gerou mais de 368 mil infrações em 2024, um aumento de 14% comparado a 2021. Prisões por embriaguez cresceram 60%, totalizando 396 casos no período.

Os ciclistas e pedestres seguem sendo duas das categorias mais vulneráveis. A Polícia Rodoviária Federal aponta que atropelamentos foram a segunda maior causa de mortes em rodovias federais no Paraná em 2024. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) informam que, entre 2010 e 2023, ocorreram 18.521 acidentes envolvendo pedestres e 9.351 envolvendo ciclistas. Em Curitiba, houve um aumento de 15% nos registros de acidentes com ciclistas entre 2020 e 2024.

O deputado Goura (PDT), ligado à defesa de ciclistas e pedestres, acredita que as campanhas precisam focar mais nesses grupos. “Muitas vezes vemos campanhas muito equivocadas em relação ao trânsito que culpam a vítima, que não ensinam o motorista do automóvel, do ônibus, a cuidar dos pedestres e ciclistas”, criticou Goura. Ele também apontou falhas na infraestrutura cicloviária do Paraná, usando Curitiba como exemplo: dos 400 km previstos em seu plano cicloviário, apenas 310 km foram construídos. O parlamentar reforça a importância de leis como a Política de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao Uso da Bicicleta e a Campanha Morte Zero no Trânsito, sancionadas em 2020 e 2023.

Desde sua criação, a legislação do Maio Amarelo passou por ampliações. Em 2023, a segunda semana de maio foi dedicada a ações voltadas exclusivamente para motociclistas, com a criação do programa Moto Vida. Em 2024, a deputada Marli Paulino (SD) conseguiu incluir na lei iniciativas para condutores de ciclomotores, bicicletas elétricas, patinetes, patins e outros. Segundo o Detran, acidentes com motocicletas têm sido a principal causa de hospitalizações e óbitos no Paraná, com o maior número de internações registrado em 2023.

Para Bakri, as iniciativas realizadas em escolas são o grande destaque do Maio Amarelo, uma vez que as crianças assimilam informações de forma lúdica e passam a cobrar comportamentos corretos dos adultos. “Sempre digo que, se uma única vida for salva graças ao Maio Amarelo, já terá valido a pena”.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o tema deste ano, “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, busca convidar as pessoas a desacelerarem, promovendo uma reflexão sobre suas atitudes no trânsito. “A mensagem quer alertar que nossa correria diária impacta o comportamento nas ruas. Isso é um convite para que todos desacelerem e se concentrem no momento presente, promovendo a segurança de todos os envolvidos”, explicou o ONSV.

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