O Governo do Paraná, por meio da Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional), concluiu na última sexta-feira (31) a entrega da primeira remessa de alimentos escolares de 2025 para mais de 2 mil instituições de ensino estaduais. As aulas começaram nesta quarta-feira (05). Foram distribuídas mais de 4,7 mil toneladas de itens, incluindo açúcar, arroz polido, arroz parboilizado, feijão carioca, feijão preto, macarrão, farinha de trigo, biscoitos, barras de frutas, milho de pipoca, ervilha em conserva, leite em pó integral, manteiga, sal, seleta de legumes, composto lácteo e sucos. O investimento total nesta remessa, que contempla alimentos não perecíveis e produtos da agricultura familiar, soma aproximadamente R$ 108,5 milhões.
Essa remessa atende às refeições servidas no intervalo e almoço, além do Mais Merenda, programa estadual implementado em 2022 que oferece três refeições por turno, incluindo lanches na entrada e na saída. “O nosso programa de alimentação escolar é referência no Brasil e em outros países. Uma boa alimentação é essencial para o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes, pois uma refeição balanceada melhora a disposição, a concentração e o desempenho”, afirmou Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar. Ela complementou: “Ao oferecermos alimentos nutritivos e de qualidade, garantimos que cada criança e adolescente tenha melhores condições de aprendizagem, especialmente aqueles que dependem dessa refeição como a principal do dia. É mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a educação do Paraná.”
Estão previstas cinco remessas para o ano letivo de 2025, além da distribuição quinzenal de itens perecíveis como carnes congeladas, pães, ovos, frutas e produtos da agricultura familiar, entregues diretamente nas escolas pelos fornecedores. No Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes – Educação em Tempo Integral, em Curitiba, a primeira remessa já foi recebida, totalizando 3,1 toneladas de alimentos entre os itens gerais e os do programa Mais Merenda. “Os nossos depósitos estão cheios de produtos alimentícios e está pra chegar também carnes e agricultura familiar”, destacou Michel Nocchi Oliveira, diretor da escola. Ele também mencionou que a escola recebeu arroz e feijão orgânicos, e comentou sobre a novidade deste ano: a seleta de legumes. “Reafirmo a importância desse atendimento que a Fundepar e o Governo do Estado estão dando para as escolas. Sempre produtos de qualidade, atendendo as necessidades alimentares dos nossos estudantes. E na educação de tempo integral servimos 5 refeições diariamente para os nossos estudantes”, acrescentou Oliveira.
Todos os itens adquiridos passam por análise de qualidade e embalagem pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), para garantir que estejam de acordo com as especificações do edital. Os produtos não perecíveis, também conhecidos como merenda seca, são entregues pelos fornecedores na unidade armazenadora do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), em Pinhais. Lá, os itens são separados, pesados, acondicionados e identificados por escola, seguindo as guias de remessa emitidas pelo Fundepar antes de serem encaminhados para a distribuição final.
Ao chegarem às escolas, os produtos, tanto perecíveis quanto não perecíveis, passam por verificação de qualidade, quantidade e validade, além de serem higienizados e armazenados corretamente nas despensas para o posterior preparo das refeições. Dessa forma, o governo assegura que a merenda atenda às necessidades nutricionais dos estudantes da rede estadual de ensino.