Carlos Alberto Sanches, renomado professor, linguista e escritor, faleceu neste domingo (11) em Curitiba, aos 83 anos.
Sanches, que foi parceiro do poeta Paulo Leminski e membro da Academia Paranaense de Letras, nasceu em Portugal e mudou-se para o Brasil aos 11 anos, naturalizando-se brasileiro posteriormente.
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira também pela UFPR, Sanches dedicou quase cinco décadas ao ensino de linguagem, redação e literatura.
Autor de diversos livros didáticos nessas áreas, Sanches fundou três instituições de ensino: o Instituto de Ensino Camões, o IBEL e o Centro Educacional Professor Sanches (CEPS). Além de seu envolvimento com a poesia concreta ao lado de Leminski, ele também explorou outros gêneros literários, como os contos, tendo publicado o aclamado livro “Pai”, considerado sua obra-prima.
O velório de Carlos Alberto Sanches ocorreu na tarde desta segunda-feira (12) na Capela Luto Curitiba, seguido por uma cerimônia fúnebre às 17h no Crematório Luto Curitiba, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana.