Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Convenções partidárias definem candidatos a partir deste fim de semana

A partir deste fim de semana, boa parte dos municípios da região metropolitana iniciam as convenções partidárias, que irão definir os candidatos a prefeito e vereador que disputarão as eleições municipais em outubro.

Com a movimentação política em alta, alguns partidos já anunciaram seus representantes e estratégias para o pleito, impactando o cenário eleitoral. As convenções que serão realizadas a partir deste sábado devem ser marcadas por debates intensos e definições importantes, sinalizando o começo oficial da corrida eleitoral.

Na maioria dos municípios, as candidaturas já estão acordadas, embora apoios e definição de candidatos a vice-prefeito ainda estejam em negociação. Os eventos ocorrem até 5 de agosto, 10 dias antes do prazo para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Campina Grande do Sul

Em Campina Grande do Sul neste sábado (27), o vereador Sergio Cavagni formaliza sua candidatura a prefeito pelo PL, tendo apoios do PRD e do Podemos, que oficializam também seus respectivos candidatos a vereador. O candidato a vice de Cavagni ainda não está definido formalmente, mas provavelmente será de uma das duas legendas que compõem o grupo político.

Na sexta-feira (2 de agosto) PT e PV oficializam seus respectivos candidatos a vereador. Os rumos que os dois partidos tomarão no município ainda não foram definidos formalmente, mas tendem a se unir ao grupo político entorno do candidato a prefeito a ser lançado pelo PSB.

No próximo sábado (3 de agosto) será a vez do MDB, PSB, PP, PSD, PDT, Solidariedade e Republicanos promoverem suas convenções. O ex-prefeito Luiz Assunção é o principal cotado para liderar a corrida ao executivo municipal, mas ainda sem definição oficial por parte do seu partido, o PSB.

Já na segunda-feira (5 de agosto) a federação PSDB / Cidadania, juntamente com o Novo, finalizam as convenções municipais, no qual deverão indicar o nome do radialista Cristiano Corrêa como candidato a prefeito. O vice de Cristiano deverá ser o empresário Carlos do Amaral, do PSDB.

Quatro Barras

Em Quatro Barras, no sábado (27), o MDB deve formalizar o nome de um dos dois ex-prefeitos, Angelo Andreatta ou Adamoski, como candidato a prefeito. A candidatura de vice deverá ficar ser disputada entre os dois candidatos, sendo Lara / Adamoski ou Adamoski / Lara, segundo dirigentes do próprio MDB Municipal.

No dia 2 de agosto (sexta-feira), será a vez do Republicanos, Podemos, Solidariedade, PSB e PSD realizarem suas convenções. A expectativa é que o atual prefeito Loreno Tolardo (PSD) seja escolhido como candidato à reeleição. O nome do vice de Tolardo, que atualmente é do PSB, deverá ser definido no mesmo dia.

No próximo domingo (4 de agosto), o PV quatro-barrense oficializa o nome de Dayane Cordeiro como candidata à Prefeita Municipal. Em convenção conjunta, PT e REDE Sustentabilidade deverão formalizar apoio à candidatura de Dayane, tendo como vice na chapa João José, conhecido como Maestro Awaju, da REDE.

Bocaiúva do Sul

Em Bocaiúva do Sul, o Progressistas realiza sua convenção nesta sexta-feira (26) e deve oficializar o nome do ex-prefeito Carlos Roberto Taverna como candidato a prefeito.

No sábado (27) é a vez da federação PT, PV e PC do B, formalizarem os apoios e seus candidatos. O PSD também realiza sua convenção nesta data com a expectativa de formalizar João de Lima, atual presidente municipal da sigla, na disputa à Prefeitura Municipal. Ainda no sábado, PDT, MDB, União, Podemos, Solidariedade, fazem suas convenções.

Tunas do Paraná

Em Tunas do Paraná, o Progressistas realiza sua convenção no sábado (27) e deve indicar o atual prefeito Marco Baldão como candidato a reeleição. No mesmo dia, o Podemos, PSB, PV, PT, PDT, PSD, PRD e Republicanos farão também suas respectivas convenções.

Adrianópolis

No sábado (27) o partido Progressistas deverá formalizar o nome de Tarso Agroboi como candidato a prefeito de Adrianópolis. Na mesma data acontece também a convenção do Podemos.

Prazos

Os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas aprovadas nas convenções. No dia 16 de agosto começa a campanha, que vai até 5 de outubro, véspera do primeiro turno. O segundo turno ocorre no dia 27 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

Foto: Ilustrativa.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp