WhatsApp
Facebook

A Prefeitura de Curitiba informou a abertura do processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação temporária de profissionais do magistério – Docência I para a rede municipal de ensino. O edital, publicado no Diário Oficial do Município em 26/1 e disponível no site da Prefeitura de Curitiba, destina-se a contratar 680 professores, abrangendo ampla concorrência, pessoas com deficiência (5% do total) e população preta, parda e indígena (12%). Os profissionais atuarão em turmas de educação infantil (etapa Pré-Escolar) e do 1º ao 5º ano (ciclos I e II) do Ensino Fundamental.

Os contratados desempenharão funções de substituição para servidores estatutários em afastamentos contínuos e aqueles que assumirem cargos de diretor e vice-diretor de unidades educacionais, durante os afastamentos das atividades em sala de aula.

A carga horária será de 20 horas semanais, e o salário inicial será de R$ 2.621,28. As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Curitiba de 1/2 a 7/2, sem cobrança de taxa de inscrição. Não haverá prova de conhecimentos; os candidatos precisarão comprovar sua formação e experiência profissional.

A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) espera homologar o processo em 29/4, para iniciar as contratações por regime especial de contratação, válidas por 12 meses, podendo ser prorrogadas por mais 12 meses.

Os interessados devem fazer o cadastro no e-Cidadão da Prefeitura de Curitiba após ler o edital. Pela primeira vez, documentos que comprovam a formação, experiência profissional e critérios de desempate serão anexados pelos candidatos no ato da inscrição, sem etapa exclusiva para entrega de documentos. A análise será feita pela comissão examinadora designada para o PSS.

Os candidatos já cadastrados devem usar a senha ao se inscrever no site www.concursos.curitiba.pr.gov.br. No final da inscrição, é necessário imprimir e assinar o comprovante para apresentação quando convocado.

Para pessoas com deficiência (PcD) e pretos e pardos (PPI), as autodeclarações serão confirmadas por análise de atestado ou laudo médico e procedimento de heteroidentificação gravado, respectivamente. Ambos concorrerão também às vagas de ampla concorrência.

As comprovações de escolaridade aceitas incluem ensino superior completo em Normal Superior ou licenciatura plena em Pedagogia, entre outras opções. Profissionais que já foram contratados pelo PSS da Prefeitura de Curitiba para a função de profissional do magistério – área de atuação Docência I só poderão participar se o desligamento ocorreu dois anos antes da contratação para este PSS.

A participação de ex-servidores públicos demitidos nos últimos cinco anos será impedida, assim como aqueles que não tenham completado o esquema vacinal contra a Covid-19, exceto com justificativa médica sujeita à análise e confirmação do Departamento de Saúde Ocupacional da Smap. A Prefeitura de Curitiba continua as nomeações de profissionais do magistério que passaram no concurso público de 2022, independentemente do PSS para contratações temporárias. Convocações podem ser verificadas no site oficial.

Foto: Levy Ferreira / SMCS

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli