Um casal de empresários de Curitiba está entre os alvos de uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal contra um grupo suspeito de desviar R$ 30 milhões de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A operação, que ocorreu na manhã desta terça-feira (23), cumpriu mandados de busca e apreensão em Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú (SC). No total, foram expedidos 13 mandados. Até o momento desta reportagem, os nomes dos alvos não haviam sido divulgados.
As investigações tiveram início em 2015, após uma operação inicial que revelou um esquema no qual os suspeitos utilizavam Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) para fraudar licitações e desviar recursos do SUS.
Na primeira operação, a PF identificou um desvio de aproximadamente R$ 14 milhões das cidades investigadas.
Na ação desta terça-feira, a PF descobriu que, após os desvios, os suspeitos adquiriram bens em nome de terceiros e os registraram em empresas fictícias ou em nome de “laranjas”, contando com a ajuda de um advogado e um contador.
Segundo a PF, a investigação envolve lavagem de dinheiro, associação criminosa e organização criminosa, crimes passíveis de até 18 anos de prisão. A operação conta com o apoio da Receita Federal.