O Ministério da Saúde informou que enviou uma nova remessa de kits de emergência para municípios gaúchos atingidos por enchentes. Os kits contêm medicamentos e insumos estratégicos solicitados pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.
Trinta kits chegaram à Base Aérea de Canoas (RS) neste domingo (19), e a previsão é que outros cinco cheguem ainda nesta segunda-feira (20). Ao todo, foram enviados ao estado 130 kits com capacidade para atender 195 mil pessoas por um período de até 30 dias.
Cada kit é composto por 32 medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas e ataduras. O material será utilizado nos hospitais de campanha da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) montados no Rio Grande do Sul.
Novos voluntários e atendimentos
A partir desta segunda-feira, novos voluntários da Força Nacional do SUS chegam ao Rio Grande do Sul, elevando o número de profissionais de saúde de 100 para 202. Com o reforço, equipes volantes, com médicos e enfermeiros, poderão atuar simultaneamente em dez municípios prioritários.
Em 15 dias, a Força Nacional do SUS realizou mais de 3,5 mil atendimentos no Rio Grande do Sul, sendo 2.041 no Hospital de Campanha de Canoas. A unidade de Porto Alegre registrou 503 atendimentos, enquanto São Leopoldo, a mais recente a iniciar operações, acumulou 47 atendimentos.
As equipes volantes atenderam 887 pessoas, realizaram 56 remoções aéreas e 120 atendimentos psicossociais.
Doenças respiratórias e ampliação da rede
Segundo o Comitê de Operações Emergenciais, 25% dos atendimentos em saúde no estado são relacionados a doenças respiratórias e 7% são de doenças diarreicas.
Novo Hamburgo deve receber o quarto hospital de campanha, com capacidade para entre 150 e 200 atendimentos diários. A unidade terá seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem, funcionando 24 horas por dia.
O conteúdo completo pode ser acessado gratuitamente.