WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Maioria das escolas não participa da greve convocada pelo sindicato dos professores

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação nesta segunda-feira (3) indica que 87% das mais de 2 mil escolas da rede estadual estão em pleno funcionamento, sem adesão de professores à greve convocada pelo sindicato da categoria. Todas as escolas, ou seja, 100% da rede, têm alguma aula em andamento após medidas preventivas de uso de tecnologia e substituição de professores.

A greve em relação ao programa Parceiro da Escola foi suspensa pelo Tribunal de Justiça durante o feriado de Corpus Christi, com multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

A votação do projeto no plenário da Assembleia Legislativa está prevista para hoje. O programa visa otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas, por meio de parcerias com empresas especializadas em gestão educacional. Elas serão responsáveis pela administração das escolas selecionadas na rede, incluindo a gestão de terceirizados (limpeza/segurança).

O objetivo principal é permitir que diretores e gestores se concentrem na melhoria da qualidade educacional, dedicando-se ao desenvolvimento de metodologias pedagógicas, treinamento de professores e acompanhamento do progresso dos alunos. Os diretores, professores e funcionários efetivos já lotados nas escolas serão mantidos, e as demais vagas serão preenchidas pela empresa parceira, com salários equivalentes aos praticados pelo Estado do Paraná. A gestão pedagógica permanecerá a cargo dos diretores concursados.

A implementação do Parceiro da Escola ocorrerá por meio de consulta pública à comunidade escolar, seguindo um processo democrático. A proposta é realizar a consulta em 200 escolas de cerca de 110 cidades, identificadas com potencial para melhorias pedagógicas, prevendo inclusive uma redução da evasão escolar. Escolas indígenas, quilombolas, em ilhas ou as cívico-militares não serão afetadas pelo programa.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome