WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Copel inicia operações de usina solar em Sarandi, visando redução da conta de energia

Nesta segunda-feira (3), a Copel colocou em funcionamento uma nova usina solar fotovoltaica em Sarandi, no Noroeste do Paraná. Com potência instalada de 6,7 MWp (megawatt-pico), a unidade é capaz de gerar 13,7 GWh (gigawatt-hora) ao longo do ano, atendendo a 200 clientes.

O projeto integra o modelo de negócios Copel Solar, no qual os clientes adquirem créditos da geração solar da usina para abater o consumo de energia elétrica em suas contas. Isso pode resultar em uma economia de até 15% em comparação com o serviço da distribuidora.

A usina, construída em Sarandi, é composta por 9.720 painéis fotovoltaicos em uma área de 11 hectares. Cada placa é constituída por células fotovoltaicas de silício policristalino, interligadas em série, com 90 rastreadores solares para otimizar a geração de energia.

A geração solar está em expansão no Brasil, com mais de 7,4 GW de potência instalada em unidades de microgeração distribuída adicionados somente em 2023, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Copel Solar, lançado no final de 2023, oferece aos clientes comerciais do grupo B a oportunidade de economizar em suas contas de energia. A adesão é feita de forma digital, com simulações de economia disponíveis no site oficial da Copel.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome