O pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2024 será realizado no dia 28 de junho.
A consulta para verificar se você está neste lote estará disponível a partir de 21 de junho.
Alguns grupos têm prioridade no recebimento da restituição, conforme a lei. São eles:
- Contribuintes acima de 80 anos.
- Pessoas acima de 60 anos, além daqueles com deficiência ou doenças graves.
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- Quem declarou usando a declaração pré-preenchida ou indicou Pix como forma de restituição.
- Demais contribuintes.
Como consultar a restituição do IR 2024?
A consulta dos valores a serem restituídos pode ser realizada através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para dispositivos Android e iOS, ou pelo site da Receita Federal. Para isso, é necessário ter em mãos o CPF e a data de nascimento.
Impacto regional: Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, um desastre climático recente alterou a prioridade de pagamento. Cerca de 870.577 gaúchos receberam mais de R$ 1 bilhão no primeiro lote. O critério de atendimento emergencial abrange mais pessoas afetadas pela situação, garantindo um fluxo mais rápido para o auxílio financeiro necessário. Municípios como Alegrete, onde 85,4% das declarações já foram contempladas, tiveram uma alta porcentagem de restituições processadas.
Este ano, a Receita Federal prevê cinco lotes de restituição até setembro. Caso não esteja no segundo lote, ainda há chances nos próximos meses. Fique atento aos prazos, consulte regularmente suas pendências e certifique-se de que suas informações estão corretas e atualizadas para evitar problemas com a malha fina.