Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Governo Federal investe na renovação de frotas em Curitiba, Colombo e Bocaiúva do Sul com 31 novos ônibus

O Governo Federal anunciou a destinação de R$ 277,6 milhões para a renovação das frotas de ônibus em diversos municípios, incluindo Curitiba, Bocaiuva do Sul e Colombo, no Paraná. O investimento será utilizado para a compra de 293 novos ônibus do modelo Euro6, da Mercedes-Benz, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A informação foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (13).

O Paraná será um dos principais beneficiados por essa iniciativa do Ministério das Cidades, que faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Curitiba e Bocaiuva do Sul receberão 31 novos ônibus articulados de 18 metros, chassi Mercedes-Benz modelo O-500 MA, com carroceria Caio Millennium V ART, ano modelo 2024/2025. Esses veículos são projetados para aumentar a capacidade de transporte e reduzir as emissões de poluentes.

Além de Curitiba e Bocaiuva do Sul, a cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, também será contemplada com 54 ônibus novos, sendo 9 modelos básicos, 16 padron e 29 articulados. A iniciativa é parte de um esforço maior do Ministério das Cidades para modernizar e descarbonizar as frotas de ônibus em todo o país.

Descarbonização e inovação no transporte público

O programa de renovação das frotas de ônibus faz parte de uma política mais ampla do Ministério das Cidades, que tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes nas grandes cidades. A substituição de ônibus antigos por modelos mais novos e menos poluentes, como os ônibus a diesel da última geração e os veículos elétricos, é uma prioridade.

Segundo o Ministério das Cidades, dos mais de 5 mil novos ônibus financiados pelo Novo PAC, metade são elétricos e a outra metade utiliza diesel de última geração, que reduz em até 85% as emissões de poluentes em comparação aos modelos anteriores. A ação é considerada uma das principais medidas de descarbonização do transporte público no Brasil.

Benefícios para Curitiba e Bocaiuva do Sul

A inclusão de Curitiba e Bocaiuva do Sul no programa de renovação das frotas de ônibus representa um avanço significativo para a mobilidade urbana dessas cidades. A capital paranaense, conhecida por sua forte rede de transporte coletivo, e Bocaiuva do Sul, um município da Região Metropolitana de Curitiba, terão suas frotas modernizadas, o que deve melhorar o serviço prestado à população e contribuir para a redução da poluição.

Os novos ônibus articulados que serão destinados a essas cidades possuem maior capacidade de passageiros e são equipados com tecnologias mais modernas, que oferecem maior eficiência energética e conforto aos usuários. Além disso, a diminuição das emissões de gases poluentes é um dos fatores mais importantes dessa renovação, alinhando Curitiba e Bocaiuva do Sul com as metas ambientais do Brasil.

Recursos e planejamento

O financiamento dos novos ônibus será feito por meio de recursos do FGTS, conforme detalhado nas portarias n.º 992, n.º 994, n.º 997 e n.º 1.002, que especificam os investimentos direcionados ao estado do Paraná. Esses recursos fazem parte do orçamento do Novo PAC, que visa melhorar a infraestrutura e os serviços públicos em diversas áreas, incluindo o transporte.

Os municípios de Goiânia (GO), Belo Horizonte e Santa Luzia (MG), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM) também estão entre os beneficiados com a renovação de suas frotas de ônibus. No entanto, o Paraná se destaca por ser um dos estados que mais receberá novos veículos, especialmente articulados, que são essenciais para o transporte de grande número de passageiros em corredores exclusivos, como os existentes em Curitiba.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp