Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Empreendedores paranaenses ganham visibilidade com nova seção na Shopee

Pequenos produtores do Paraná terão seus produtos disponíveis para milhões de consumidores através de uma nova seção especial no app da Shopee, uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo. A iniciativa faz parte do programa “Do Paraná para o Brasil”, fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Invest Paraná, e a Shopee, e tem o objetivo de impulsionar empreendedores que participam do Programa de Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).

A Invest Paraná, agência de atração de investimentos do estado, colaborou com a Shopee para criar o Programa de Incubação Shopee VRS, capacitando mais de 20 produtores locais, que anteriormente não comercializavam online, a oferecerem seus produtos na plataforma digital. O programa busca promover o desenvolvimento econômico sustentável das regiões paranaenses, preservando os métodos tradicionais de produção.

Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, ressalta o impacto positivo da parceria. “Nós trabalhamos com cadeias de valor sustentável, com micro e pequenos empreendedores, colocando o networking da Invest Paraná a favor desse público”, afirmou. Segundo ele, a iniciativa abre novos canais de comercialização, permitindo aos produtores adquirirem experiência em diferentes plataformas digitais.

Luciana Hachmann, head de Relações Governamentais da Shopee, destacou que o projeto faz parte da missão da empresa de apoiar o empreendedorismo brasileiro. “Após um período de estruturação da parceria e da fase de treinamento e acompanhamento dos lojistas participantes, queremos agora oferecer mais visibilidade aos produtos desses empreendedores e apoiá-los a alavancarem suas vendas no app”, disse.

Capacitação e apoio aos produtores locais

A seleção dos empreendedores foi feita por meio de um edital público, voltado para os que já participam das atividades do VRS. A capacitação, que teve duração de quatro meses e contou com 196 horas de treinamento à distância, abordou temas como descrição de produtos, storytelling, logística, gerenciamento de estoque e precificação para o ambiente online. No total, 23 dos 30 produtores inscritos concluíram o processo.

Além do treinamento, a Invest Paraná auxiliou na criação de lojas virtuais e no cadastro de produtos, produzindo fotos profissionais das mercadorias. A ideia é transformar a seção especial em uma “feira digital”, atraindo compradores de todo o Brasil interessados em produtos sustentáveis, como alimentos, bebidas, erva-mate, artesanato e itens da economia criativa desenvolvidos no Paraná.

Para Rogério Chaves, diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, a ação amplia a geração de renda para os produtores locais. “É colocar à disposição produtos de qualidade com sustentabilidade, associados aos biomas e aos territórios que trabalhamos, à disposição do Brasil inteiro”, afirmou.

Impactos além das vendas digitais

A capacitação também teve reflexos nas vendas físicas dos empreendedores. Bruno Banzato, gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, destacou que os conhecimentos adquiridos no curso também fortaleceram as vendas tradicionais dos produtores. “Verificamos que os conhecimentos adquiridos ajudaram inclusive nas vendas físicas deles”, explicou. Segundo ele, o storytelling e a precificação foram fatores que impactaram positivamente os negócios, tanto online quanto offline.

Produtores destacam benefícios da parceria

Angela Hneda, gerente da Viva Mate Bitumirim, de Ivaí, espera dobrar as vendas com a entrada no marketplace. A empresa, que comercializa erva-mate, café e chás principalmente no modelo B2B, agora tem a oportunidade de expandir diretamente para o consumidor final. “Eles ajudaram desde a parte burocrática até dicas para conquistar o cliente”, contou.

Noely Silva, de Antonina, que produz bijuterias artesanais, também vê a entrada no e-commerce como uma nova oportunidade. “Com o curso de biojoias, aprendi que poderia aproveitar bastante coisa da natureza”, afirmou. Ela destacou a importância do aprendizado sobre a formação de estoques, algo que não praticava antes.

O programa estimula os empreendedores a apresentarem suas histórias e os processos por trás dos produtos, criando uma conexão maior com os consumidores e destacando a preservação dos biomas em que estão inseridos.

Promoção para incentivar as vendas

O microsite “Do Paraná para o Brasil” contará com uma promoção especial para incentivar as vendas: um cupom de desconto de R$ 10 para compras acima de R$ 50, válido para produtos dos participantes do VRS. Os produtos estão divididos em categorias como Economia Criativa e Artesanato, Erva-Mate, Bebidas e Alimentos. Além disso, a Shopee vai incluir uma coleção com itens de outros vendedores do estado.

Crescimento da Shopee no Paraná

Presente no Brasil desde 2019, a Shopee conta com mais de 3 milhões de vendedores, sendo 90% deles brasileiros. No Paraná, a empresa possui um centro de distribuição na Região Metropolitana de Curitiba e 14 hubs logísticos espalhados pelo estado, além de 145 Agências Shopee. O marketplace é conhecido por conectar vendedores e consumidores, proporcionando uma experiência de compra fácil, segura e dinâmica.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp