WhatsApp
Facebook
Campina cria o “Big Brother” da vigilância integrada com dezenas de câmeras espalhadas pelo município

A Prefeitura de Campina Grande do Sul promoveu, no dia 26 de outubro, o lançamento do programa Muralha Digital, um sistema de câmeras de segurança integrado que vai monitorar o “entra e sai” de veículos e pessoas na cidade.

Considerado um “Big Brother” da vigilância, a apresentação do projeto ocorreu na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, que recebeu vereadores, autoridades municipais e estaduais, representantes de outros órgãos de segurança, do Ministério Público e do Poder Judiciário e empresários de diversos setores.

O sistema conta com 90 câmeras instaladas de forma estratégica em diferentes pontos do município, tanto na área urbana quanto na área rural. Através de uma sala de monitoramento, os dispositivos são acompanhados em tempo real, desde as entradas e saídas da cidade até as vias públicas de grande movimento.

O sistema engloba equipamentos com leitura automática de placas de veículos, detecção de movimento e reconhecimento facial — tecnologia de inteligência artificial. O investimento do município no programa é de R$ 500 mil ao ano, com contrato com a empresa licitada válido por 24 meses, podendo ser prorrogado.

O secretário de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Cordeiro, explanou a grande transformação que o município passa a contar com esse novo dispositivo de segurança. “A Prefeitura, através de nossa secretaria, não tem medido esforços para tornar Campina Grande do Sul uma cidade cada vez mais segura. Esse novo equipamento, além de ser totalmente inteligente e contar com sistema software e hardware, é integrado com a Guarda Municipal e demais órgãos de segurança”. 

Para o prefeito Bihl Zanetti, o investimento é uma soma com todo o trabalho já consolidado na Guarda Municipal de Campina. “A importância de um sistema como este é interligar o que a tecnologia proporciona com o trabalho dos guardas municipais da cidade. Já ampliamos os investimentos em uniformes, armamento, treinamento especializado, viaturas e tudo sempre pensando no cidadão, nas empresas que geram emprego aqui e percebem que Campina é uma cidade que tem um olhar diferente para a segurança pública. Agora mais ainda com esse sistema que traz tecnologia, inovação e mais segurança”, afirmou o prefeito.

Apresentacao Do Projeto Ocorreu Na Sede Da Secretaria De Seguranca E Ordem Publica Que Recebeu Vereadores E Autoridades Municipais Campina Cria O “Big Brother” Da Vigilância Integrada Com Dezenas De Câmeras Espalhadas Pelo Município
Apresentação do projeto ocorreu na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, que recebeu vereadores e autoridades municipais

Terminal de ônibus vigiado

Incorporando ao sistema de monitoramento integrado, os usuários do transporte coletivo que utilizam os terminais de ônibus diariamente, também passam a contar com a nova tecnologia. Através de um sistema de gestão com imagens em tempo real feito com base no reconhecimento facial, o dispositivo permite a identificação de suspeitos e de foragidos da justiça que eventualmente possam transitar por esses locais.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Jefferson Cordeiro, defende a eficiência do reconhecimento facial e argumenta que a sua aplicação envolverá também avaliação humana, por parte dos agentes públicos, como guardas civis municipais ou policiais militares.

No caso do reconhecimento facial, as imagens de rostos poderão ser arquivadas, com data, horário e endereço, inclusive com a detecção de faces parcialmente cobertas (como por óculos e barba, por exemplo). Outra funcionalidade do sistema é o rastreamento de pessoas consideradas suspeitas, com o monitoramento de movimentos e atividades.

Há a previsão de que o sistema identifique comportamentos considerados suspeitos, como a identificação de um tempo de permanência fora do habitual de uma pessoa. A tecnologia permite notificar automaticamente um agente mais próximo para atender a ocorrência.

O Sistema Conta Com 90 Cameras Instaladas De Forma Estrategica Em Diferentes Pontos Do Municipio Campina Cria O “Big Brother” Da Vigilância Integrada Com Dezenas De Câmeras Espalhadas Pelo Município
O sistema conta com 90 câmeras instaladas de forma estratégica em diferentes pontos do município

Apoio da GM Quatro Barras

A Guarda Municipal de Quatro Barras também poderá dar suporte à situações específicas ou demandas emergenciais. É o que foi firmado entre os prefeitos Loreno Bernardo Tolardo e Bihl Zanetti, a partir de um termo de cooperação entre os municípios, assinado durante o lançamento da Muralha Digital.

Fotos: Diego Tiller / PMCGS

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli