O Instituto Água e Terra (IAT), em colaboração com a campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e coordenada pela Defesa Civil Estadual, promove ações para arrecadar doações e auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Em Curitiba, a ação teve início nesta quarta-feira (8), doadores de um quilo de alimento não perecível, água potável, produtos de higiene, limpeza ou ração para animais receberão uma muda de espécie nativa, como araucária, ipê, árvores frutíferas, entre outras. A iniciativa ocorrerá até sexta-feira (10) no escritório regional do IAT na Rua Engenheiros Rebouças, 1375, bairro Rebouças, das 8h às 17 horas.
No sábado (9), das 10h às 12h, haverá uma atividade especial para crianças, com arrecadação de ração para animais. Crianças até 12 anos que levarem um quilo de ração poderão participar de atividades lúdicas de educação ambiental e receber uma bola para brincar (presente limitado a 300 crianças). A estimativa é arrecadar pelo menos uma tonelada de produtos.
O chefe do escritório regional do IAT na Capital, Luiz Fornazzari Neto, destaca a importância dessa ação conjunta para ajudar o Rio Grande do Sul e sensibilizar as crianças para questões ambientais.
A campanha também está sendo realizada em outros núcleos do IAT em Cascavel, Irati, Jacarezinho, Ivaiporã, Toledo, Ponta Grossa e no Litoral. Os 21 escritórios regionais e a sede principal do IAT em Curitiba funcionam como pontos de arrecadação de produtos de higiene e limpeza, agasalhos, roupas íntimas, cama, colchões, travesseiros e cobertores.
Além das doações, o IAT dispõe de laboratórios de sementes e viveiros florestais para a produção gratuita de mais de 100 espécies florestais nativas, contribuindo para a recuperação de áreas degradadas. Os interessados podem solicitar as mudas através do aplicativo Paraná Mais Verde ou pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no site www.sga.pr.gov.br.
A campanha SOS RS, lançada em 2 de maio pelo Governo do Paraná, visa arrecadar alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, com pontos de coleta em quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Estado até esta quarta-feira (8), como parte do esforço conjunto para auxiliar o Rio Grande do Sul.
Para doação de produtos de limpeza, higiene, roupas e outros itens: o endereço e contato dos 21 escritórios regionais do IAT estão AQUI.