A Polícia Federal será encarregada de investigar a disseminação de notícias falsas sobre as operações dos governos federal, estaduais e municipais durante as enchentes no Rio Grande do Sul. O pedido para iniciar a investigação partiu da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No requerimento, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, identifica influenciadores digitais, contas em redes sociais e publicações na internet que estão propagando informações falsas sobre o trabalho de resgate de pessoas e sobre os esforços de recuperação dos estragos no estado. Segundo Pimenta, essas “narrativas desinformativas e criminosas” estão contribuindo para agravar a crise social enfrentada pela população gaúcha.
“Esses conteúdos afirmam que o Governo Federal não está prestando auxílio à população, que a FAB [Força Aérea Brasileira] não está agindo com rapidez e que o Exército e a PRF [Polícia Rodoviária Federal] estão impedindo a entrada de caminhões de ajuda. Destaco com preocupação o impacto dessas narrativas na credibilidade de instituições como o Exército, a FAB, a PRF e os ministérios, que desempenham um papel crucial na resposta a emergências. A disseminação de informações falsas pode minar a confiança da população na capacidade do Estado de responder adequadamente, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos. É vital que medidas sejam tomadas para proteger a integridade e a eficácia de nossas instituições diante dessas crises”, afirma o requerimento.
O Ministério da Justiça informou que a investigação buscará identificar ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e responsabilizar os culpados individualmente.
Em colaboração com a Advocacia-Geral da União (AGU), serão acionados os órgãos competentes para iniciar ações judiciais de responsabilização dos envolvidos.