WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Cães e bombeiros do Paraná partem para o RS para auxiliar em operações de busca por vítimas

O Governo do Paraná continua seu apoio ao Rio Grande do Sul enviando equipes e suprimentos para ajudar as vítimas das chuvas na região.

No domingo (19), uma equipe do Corpo de Bombeiros composta por três bombeiros e dois cães partiu em direção à região serrana do Vale do Taquari, onde deslizamentos de terra foram registrados.

Os binômios, formados por cães e bombeiros, irão trabalhar na busca por pessoas desaparecidas em áreas fortemente afetadas pelas chuvas. “São áreas onde a água já baixou, mas há muita lama, terra e escombros. Os animais têm a mobilidade necessária para se deslocar com facilidade por este terreno e identificar, pelo odor, onde há vítimas”, explicou o tenente Daniel Kaneko Leal, comandante do Canil Central do Corpo de Bombeiros.

Eva e Skull, os dois cães enviados, são treinados desde filhotes para esse tipo de busca e possuem as certificações necessárias para atuar em desastres com deslizamento de terra. O Corpo de Bombeiros do Paraná conta atualmente com seis animais treinados e certificados para este tipo de ocorrência.

A equipe deve permanecer no Rio Grande do Sul por cerca de uma semana, com a possibilidade de revezamento dos binômios caso seja necessário continuar os trabalhos. O avião da Casa Militar, que transportou os bombeiros, também levou três kits de nutrição parenteral (NPT) para pacientes internados na Santa Casa de Alegrete e em Santiago.

Além do envio de equipes de resgate, o Paraná tem contribuído com forças de segurança, equipamentos e alimentos para ajudar as cidades gaúchas afetadas pelas chuvas. Mais de 8 mil toneladas de alimentos e mantimentos foram enviados por meio da campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa.

O Governo do Paraná enviou também viaturas, caminhões-tanque, embarcações e helicópteros para o Rio Grande do Sul, além de profissionais de outras áreas para auxiliar nos trabalhos de recuperação.

Segundo o governo gaúcho, 463 municípios tiveram estragos registrados devido às chuvas, com milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas, além de centenas de vítimas fatais e feridos.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli