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Aposentados podem consultar descontos não autorizados pelo app Meu INSS; veja como acessar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta terça-feira (13) o envio de notificações a aposentados e pensionistas que enfrentaram descontos em seus benefícios por associações. A mensagem será enviada por meio do aplicativo Meu INSS, e o serviço está disponível de forma gratuita para sistemas iOS e Android. O aplicativo pode ser baixado na App Store, para usuários de iPhones, ou na Google Play Store, para outros dispositivos móveis.

Após o download do Meu INSS, será necessário criar uma conta com login e senha, utilizando o número do CPF. A senha gerada servirá para acessar outros serviços públicos, já que o sistema foi integrado à plataforma Gov.br. Outra opção para criar a conta é o uso de internet banking de bancos credenciados, bastando selecionar a opção “Entrar com seu banco” na página inicial do aplicativo. Com o cadastro concluído, o usuário deve clicar no ícone de sininho no topo, à direita, acessar “Configurar Notificações” e ativar a opção “Permitir notificações”.

São duas categorias de mensagens disponíveis: uma destinada a quem teve descontos, enviada a partir de 13 de outubro, e outra para aqueles que não sofreram descontos, que já foi enviada na semana anterior. “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, informa a mensagem para quem não teve valores subtraídos indevidamente.

A partir desta quarta-feira (14), o INSS disponibiliza a funcionalidade “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo. Nessa área, o aposentado ou pensionista que sofreu descontos poderá identificar a entidade envolvida e confirmar se autorizou ou não os procedimentos registrados. Caso não tenha concedido autorização, será possível solicitar a devolução dos valores de forma direta pelo aplicativo, através do site do Meu INSS ou pelo telefone 135. O instituto informou por comunicado que, “em breve, será detalhado o passo a passo para orientar sobre a solicitação do benefício pelo Meu INSS e pelo telefone 135”.

O INSS alerta para possíveis golpes e reforça que o único canal de contato com os beneficiários sobre esta questão será exclusivamente o aplicativo Meu INSS. Dessa forma, não haverá abordagens por ligações telefônicas ou mensagens SMS. Aposentados e pensionistas que tenham dúvidas ou dificuldades para utilizar o aplicativo podem entrar em contato pela central de atendimento 135, que opera de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Segundo o instituto, horários como o período após as 16h e aos sábados garantem um atendimento mais ágil. “Para saber informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais”, orienta o comunicado do órgão.

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