Um grave acidente envolvendo um ônibus biarticulado resultou em 28 feridos no centro de Curitiba na noite desta segunda-feira (22). O incidente ocorreu quando o motorista do ônibus tentou desviar de um SUV, conduzido por uma turista de Santa Catarina, que tentava fazer uma conversão à esquerda indevidamente. Na tentativa de evitar a colisão, o ônibus acabou batendo contra a parede do Colégio São José, localizado no cruzamento da Rua Visconde de Nácar com a Rua Emiliano Perneta.
“Ele estava vindo na faixa dele e uma mulher, que não é da cidade, de Santa Catarina, turista, estava vindo na faixa ao lado, quis virar à esquerda. O ônibus acabou tendo que desviar para não bater, e acabou não vencendo a curva, por causa da velocidade, e colidindo contra o muro aqui”, disse a tenente Jéssica, dos bombeiros.
Apesar da gravidade do acidente, a maioria dos ferimentos foram leves ou moderados. “Foram 28 vítimas, só que somente 14 foram encaminhadas aos hospitais da região. As outras vítimas tiveram ferimentos leves e recusaram encaminhamento ao hospital. Nenhuma corria risco de vida”, explicou a tenente.
Entre os feridos, nove tiveram lesões leves, quatro sofreram ferimentos moderados, e uma vítima ficou gravemente ferida, sendo todos encaminhados para hospitais de Curitiba.
O incidente revelou também uma falha de orientação por GPS, como explicou a motorista do SUV. “Ela alegou que o GPS estava pedindo para ela virar à esquerda, e é contramão. A gente está acostumado aqui da cidade que a canaleta é de ônibus, mas quem vem de fora às vezes pode ter essa dúvida, então é sempre importante frisar”, reforçou a tenente dos bombeiros.
A motorista do SUV permaneceu no local do acidente e forneceu todas as informações necessárias para os policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). Apesar do acidente ter ocorrido em uma área central, o trânsito foi rapidamente controlado, minimizando maiores transtornos.