A oferta da vacina contra a gripe foi ampliada para toda a população com mais de seis meses de idade, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (2), conforme o Ofício nº 142/2024.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância da vacinação como estratégia de proteção contra o vírus, especialmente com a chegada dos períodos mais frios. Apesar de o Paraná ter alcançado a marca de 1 milhão de doses aplicadas, a cobertura ainda é considerada baixa.
“A vacinação ampliada será crucial para enfrentar um inverno mais ameno, principalmente em termos de atendimento de saúde, seja nos serviços de pronto atendimento, hospitais menores, unidades básicas de saúde ou grandes hospitais. A imunização é nossa principal aliada, por isso convoco todos os paranaenses a garantir essa proteção crucial para a saúde coletiva”, afirmou.
Agora, as secretarias municipais de Saúde irão elaborar estratégias para alcançar o maior número possível de pessoas. O Estado recebeu até o momento 3.172.000 doses do imunizante.
Até o momento, o Paraná vacinou 1.047.701 pessoas, o que corresponde a pouco mais de 26% da população-alvo da campanha, estimada em 4.387.469 habitantes. Com essa medida, o estado agora ocupa o quinto lugar nacional em número absoluto de doses aplicadas, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A expectativa com a ampliação é aumentar a proteção da população que não estava incluída anteriormente.
As vacinas contra a influenza, trivalentes, são produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas em toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes, e neste ano incluem cepas de A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante está disponível em todas as 399 cidades do Paraná e pode ser administrado em unidades de saúde ou outros locais de vacinação.