O Ministério Público do Paraná está orientando os usuários do transporte público municipal de Curitiba, que enfrentam cobranças indevidas em seus cartões de débito ou crédito relacionados a passagens de ônibus, ou ainda bloqueios indevidos em seus cartões-transporte, a relatarem tais situações.
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba conduz um procedimento específico para revisar as condições do serviço oferecido pela Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) e as medidas tomadas pela empresa diante de problemas relatados por usuários.
Esse procedimento foi instaurado após a Promotoria receber queixas de usuários sobre bloqueios de cartão-transporte e cobranças indevidas. Dados da Central de Atendimento 156 da Prefeitura Municipal de Curitiba, mencionados pela Promotoria na medida administrativa, indicam que as reclamações sobre bloqueios de cartão-transporte estão entre os 10 temas mais frequentes, com 3.241 registros no último mês. Esse número representa um aumento de 16,45% em relação a abril deste ano.
A orientação para que os usuários relatem essas questões ao Ministério Público decorre da necessidade de avaliar a extensão do problema. A Urbs já foi oficiada anteriormente para tomar providências e fornecer informações sobre a situação, mas ainda há pontos que, segundo a Promotoria de Justiça, precisam ser esclarecidos.
Para encaminhar denúncias, a orientação da Promotoria de Justiça é que as reclamações sejam enviadas com a documentação pertinente para o e-mail curitiba.consumidor@mppr.mp.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3250-4912.