WhatsApp
Facebook

Com o propósito de fortalecer a cooperação internacional e ampliar as oportunidades de formação acadêmica, o Governo do Estado destinou recursos da ordem de R$ 1 milhão, distribuídos proporcionalmente entre as sete universidades estaduais paranaenses, para impulsionar a internacionalização ao longo de 2023. As ações foram implementadas com base em uma chamada pública divulgada pela Fundação Araucária no ano anterior.

A medida, realizada em parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária, resultou em diversas iniciativas. No decorrer do último ano, as sete universidades somaram 229 estudantes e 221 professores participando de intercâmbios internacionais.

Um projeto notável foi a mobilidade discente focada na integração latino-americana, promovida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Quatro estudantes de cursos de graduação e uma de doutorado realizaram disciplinas e pesquisas em universidades do Chile e do Peru durante o último semestre de 2023.

Mariana Ratz Scoarize, estudante de Comunicação e Multimeios da UEM, destaca a relevância da mobilidade acadêmica internacional para sua formação pessoal e profissional, ressaltando os benefícios do contato com novas culturas e ideias.

Além de enriquecer a formação de estudantes, professores e técnicos, essas iniciativas contribuem para a produção de literatura internacional por meio da colaboração em pesquisas com instituições estrangeiras. Os acordos firmados também preveem o recebimento de estudantes estrangeiros para atividades acadêmicas nas instituições paranaenses.

Diversas universidades estaduais adotaram medidas para consolidar a internacionalização, como reestruturação de páginas em idiomas estrangeiros, oferta de disciplinas em língua estrangeira e pagamento de taxas de publicação de artigos científicos. As ações visam criar profissionais mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho globalmente interconectado.

Foto: SETI-PR

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli