WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Setor de turismo contribui para o combate à exploração de crianças e adolescentes

A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) reforça a importância da prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nos ambientes turísticos do Estado, especialmente neste mês em que é lembrado o Dia Nacional do Combate a esse problema, em 18 de maio.

A Setu orienta empreendedores e profissionais sobre o “Código de Conduta do Brasil contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo”, um instrumento lançado pelo governo federal em 2019. Esse código visa conscientizar e estabelecer medidas éticas para combater a exploração sexual infantil em hotéis, resorts e outros locais turísticos.

Os estabelecimentos que aderem voluntariamente a esse código devem garantir que menores não façam check-in sem acompanhamento dos pais ou responsáveis. Além disso, devem estar atentos para identificar situações de risco e acionar as autoridades competentes quando necessário.

Anderson Muniz Canizella, coordenador de Qualificação da Secretaria do Turismo, ressalta a importância de os profissionais estarem preparados e seguirem as diretrizes do código para agir de forma assertiva e proteger crianças e adolescentes.

Os estabelecimentos que aderem ao Código de Conduta recebem um selo que atesta seu compromisso com o combate a esse crime, além de serem cadastrados no Cadastur, sistema do governo federal, e participarem de atividades de capacitação.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli