A Sanepar iniciou a implementação de um serviço inovador de arrecadação de débitos. Trata-se da visita de agentes de corte que podem receber, diretamente na casa do cliente, o pagamento de faturas atrasadas há mais de 48 dias. O pagamento pode ser feito com cartões de débito ou crédito, à vista ou parcelado. Caso o pagamento seja efetuado, o corte não é realizado, evitando assim a suspensão do fornecimento de água.
O serviço foi testado em junho nas cidades de Piraquara e Quatro Barras. A partir desta terça-feira (1º), será disponibilizado para clientes de Campina Grande do Sul, Colombo e Pinhais. Ainda em julho, a novidade estará disponível em Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras. Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a previsão é que o serviço seja implementado gradativamente em todas as cidades do Paraná até o fim do ano.
“Ainda em julho, o serviço estará disponível para outros municípios e, em agosto, em Curitiba. Esta é mais uma oportunidade de quitação de débitos para o cliente. Sabemos que podem existir momentos mais complicados na vida do cliente, como problemas financeiros ou de saúde, que inviabilizem o pagamento. Agora, é possível resolver isso diretamente na porta de casa”, afirmou.
O diretor Comercial da Sanepar, Bihl Zanetti, ressaltou que o serviço representa uma mudança significativa na forma de cobrança, que por 60 anos esteve vinculada à fatura mensal. “Antes dessa novidade, o cliente precisava quitar os débitos e ir até uma Central de Relacionamento para comprovar o pagamento e pedir a religação de água. Esse novo serviço é um marco que facilita a vida do cliente, trazendo uma opção mais prática e ágil. Agora, o cliente pode pagar a fatura em atraso na própria residência, e no caso do crédito, pode parcelar em até 12 vezes”, explicou.
De acordo com Zanetti, o pagamento com cartão em domicílio será oferecido exclusivamente para clientes com débitos em atraso que estão no processo de corte de abastecimento. “A quitação ocorre diretamente no sistema da Sanepar, eliminando a necessidade de nova confirmação ou deslocamento do cliente até uma Central de Relacionamento. Após a transação, um comprovante é emitido na hora, contendo informações como dados do imóvel, titular, valores quitados e detalhes do pagamento, como bandeira e tipo de cartão utilizado”, detalhou.
Ele também destacou que o sistema é seguro e transparente. “A máquina de arrecadação aceita apenas cartões de débito ou crédito, não sendo possível realizar pagamentos via PIX ou em dinheiro. É essencial que os clientes compreendam o funcionamento do processo e saibam identificar os agentes autorizados para evitar fraudes. Agora, até o pagamento de encargos e juros será gerenciado de forma automatizada, com os valores sendo aplicados em faturas futuras”, completou.
A Sanepar reforçou que o serviço será realizado por agentes de corte devidamente identificados, a serviço da SCS (Sociedade Civil de Saneamento), empresa contratada para esse trabalho. Eles visitarão somente imóveis com débitos superiores a 48 dias, seguindo um roteiro diário. Antes do pagamento, os agentes conferem junto ao cliente os dados do imóvel, como matrícula e CPF ou CNPJ do titular. Caso tenha dúvidas, o cliente pode entrar em contato pelo número 0800 200 0115.
Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, a Sanepar destacou que já implementou outras modalidades de pagamento, como a opção via PIX, em fase de testes, disponível no WhatsApp (41) 99544-0115. “Hoje, buscamos oferecer soluções acessíveis e práticas. Essa nova possibilidade de pagamento com máquina de cartão traz ainda mais conveniência, reduzindo deslocamentos e evitando cortes”, concluiu Bley.