Estudantes da rede municipal de Quatro Barras participam semanalmente de aulas gratuitas de golfe em um campo oficial desde abril deste ano. O projeto “Golf do Futuro”, uma parceria entre o Clube Curitibano e a Prefeitura de Quatro Barras, beneficia mais de 20 crianças de sete a 10 anos.
Em 2023, cerca de 500 crianças e jovens em todo o Brasil participaram de projetos sociais de golfe, a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG) visa fortalecer a base do esporte e promover o conceito “golfe se faz com criança”.
O presidente do Clube Curitibano, Paulo Roberto Oliveira, destaca que a prática esportiva contribui para o desenvolvimento de habilidades emocionais, sociais e motoras nas crianças. O projeto busca incentivar uma vida saudável e formar futuros atletas de alto rendimento.
As aulas ocorrem todas as terças e quintas-feiras em um campo de 660 mil m² com 18 buracos oficiais e são ministradas por professores experientes.
A aluna Laís Mariah, da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, expressou satisfação com o projeto, afirmando que está aprendendo muito e dando nota 10 para a ação.
A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) informa que o Brasil possui 117 campos oficiais de golfe, dos quais 80 foram construídos nos últimos 15 anos, e cerca de 20 mil praticantes – número que dobrou na última década.
Para ingressar no programa “Golf do Futuro”, os jovens devem passar por avaliações de Putting Skills e Chipping Skills no campo de golfe. Os alunos que acertarem pelo menos três jogadas em cinco tentativas garantem a vaga.
O Putting Skills inclui o “short putt” (tacadas a 2 pés do buraco) e o “medium putt” (tacadas a 10 pés do buraco), onde é necessário acertar o buraco com uma tacada. No Chipping Skills, os professores ensinam técnicas de posicionamento, empunhadura do taco e ritmo de tacada, com prática de tacadas a 10 e 20 jardas da bandeira, visando deixar a bola entre 5 e 10 pés do alvo.