Um projeto aplicado pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campina Grande do Sul utiliza o empreendedorismo para ajudar os alunos do EJA. O “Impressão Personalizada” é uma iniciativa da diretora da escola e atua com a participação direta dos alunos assistidos pela escola. O projeto comercializa uma série de produtos personalizados, com o intuito de reverter os lucros das vendas para o desenvolvimento do programa.
A diretora da APAE, Juliane Alves, explica que a ideia surgiu há quase um ano após ela assumir o cargo na instituição. “Começamos o projeto em agosto do ano passado. Tínhamos uma prensa guardada – que ganhamos de doação – mas que ninguém sabia usar. Então eu pensei: por que a gente não usa o equipamento para benefício da instituição, oferecendo aos estudantes uma ocupação durante o período que eles passam conosco? Foi assim que tudo começou!”.
O trabalho é acompanhado de perto pela professora Ketelyn Cristhiane, e serve como instrumento pedagógico aos alunos. Tão logo que o projeto começou, os resultados positivos na vida dos estudantes participantes são nítidos na visão da diretora. “Percebi que houve uma sensação de pertencimento muito grande da parte deles, eles se envolvem na produção das peças. Houve situações de alunos que eram bem agitados, outros que tinham incontinência urinária, mas depois que eles passaram a participar do projeto esses problemas deixaram de acontecer”.
O projeto produz de tudo, desde uma simples caneta a uma camiseta com estampa. Além desses itens, há também a opção de agendas, toalhas, copos, canecas, azulejos, crachás, entre outros personalizados. A demanda de itens tem aumentado significativamente com procura de clientes que querem oferecer brindes exclusivos em ações promocionais ou de forma particular.

Quanto ao futuro, há planos para a criação de uma loja ou espaço exclusivo para os produtos personalizados feitos pelos alunos, proporcionando a eles a oportunidade de ingressar no mercado e trabalho. Além disso, a ideia é expandir ainda mais as atividades, abrindo oficinas para proporcionar um ambiente de aprendizado contínuo e aprimoramento das habilidades dos alunos.
Serviço
Mais informações sobre o Impressão Personalizada podem ser obtidas através do WhatsApp (41) 9 9278-4880, ou pessoalmente na APAE de Campina Grande do Sul que fica na Rua Ricieri Bernardi, Nº 1814 – subdivisão José Alzamora Neto. Há ainda o Instagram @impressaopersonalizada2.
Sobre a APAE
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE ) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.
Hoje, no Brasil, essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência. Atualmente conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência.
Nesse tempo a Organização acumulou resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.