Passada a disputa eleitoral em Campina Grande do Sul, que terminou no domingo (6) com a vitória de Luiz Assunção (PSB) como chefe do executivo municipal, o então prefeito Bihl Zanetti (PSB) renunciou ao cargo. A desistência da prefeitura ocorreu após Bihl ser indicado a assumir a diretoria comercial da Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar.
Na tarde dessa quarta-feira (9), aconteceu na Câmara Municipal, a cerimônia de entrega do cargo. Cercado pela família, secretários municipais, servidores públicos municipais, vereadores e demais autoridades políticas e do Judiciário, Bihl fez a entrega da carta de renúncia, que foi lida pelo vice-presidente do legislativo, Professor Felipe Veiga.
“Entendendo que estaremos representando Campina Grande do Sul no Governo do Estadual e sendo oportunizados a continuar prestando nossos serviços ao interesse público dos campinenses e dos paranaenses. Como prefeito reeleito e com o sentimento de dever cumprido, realizado inúmeras obras, melhorias, avanços em diversas áreas… renuncio o mandato de prefeito municipal de Campina Grande do Sul de forma irretratável a partir do presente momento”, dizia parte da carta de renúncia, na qual Bihl também estendeu os agradecimentos às autoridades locais, lideranças civis e eclesiásticas, amigos e municípes, além do apoio incondicional de sua família em sua função enquanto prefeito.
Durante vários momentos, Bihl foi lembrado pelas autoridades presentes como um gestor que soube ouvir as diferentes opiniões e conseguiu aplicar uma gestão harmoniosa e respeitosa com os demais poderes. Falando em nome do Poder Judiciário, a juíza Paula Priscila Candeo fez votos de sucesso à Bihl Zanetti. “Desejo que seja vitoriosa essa nova missão, tenho a certeza que o senhor vai desempenhar a função com brilhantismo, elevando o nome de Campina Grande do Sul ao estado do Paraná. Quero agradecer pela parceria, agradecer toda confiança que o senhor depositou em nós ao longo desses últimos anos”, explanou.
Quem passa a ocupar o cargo deixado por Bihl Zanetti é a sua vice, Belenice Koffke Buff Rotini (PSB), que integra o mesmo partido de seu sucessor, Luiz Carlos Assunção. Em seu discurso, a nova prefeita agradeceu a parceria que manteve com o ex-gestor em seu último governo municipal. “Quero agradecer a parceria que tivemos nesses quase quatro anos. Tivemos uma parceria de respeito, de amizade e companheirismo ao longo desse período. Conseguimos chegar dignamente ao quase término desse mandato. Quero desejar sucesso nesse novo desafio”, disse.
Biografia
Bihl Zanetti nasceu e cresceu em Campina Grande do Sul, onde construiu não apenas sua vida pessoal, mas também sua carreira profissional e política. Casado e pai de duas filhas, formou-se em Direito, especializando-se em Direito Público. Antes de assumir a Prefeitura de Campina Grande do Sul como chefe do Poder Executivo Municipal, Bihl foi procurador-geral do município e teve uma carreira de destaque como procurador jurídico, no SEDU Paraná Cidade.
Bihl foi eleito prefeito em 2016 com impressionantes 77% dos votos válidos, sendo reeleito em 2020, dessa vez com 71% do eleitorado. O viés político é parte de sua herança familiar, tendo como principal referência seu pai, o ex-prefeito Toco Zanetti (In Memorian).
Em 2017, Bihl foi eleito vice-presidente do Comesp (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná), para o biênio 2017-2018. Em 7 de dezembro de 2022, Bihl Zanetti foi escolhido por unanimidade presidente da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, a Assomec para o biênio 2023-2024.
Recentemente, no dia 12 de setembro de 2024, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) através do seu Conselho de Administração, elegeu Bihl Zanetti para exercer o cargo de diretor comercial. A decisão foi tomada em assembleia-geral da companhia e Bihl teria até 30 dias para assumir a nova função. Bihl assume diretoria que era ocupada pelo pai — o ex-prefeito Elerian do Rocio Zanetti, mais conhecido como “Toco”, que faleceu em junho deste ano vítima de um infarto.