O Paraná alcançou uma posição de destaque no ranking nacional que mede o tempo médio para abertura de empresas no Brasil. Segundo boletim da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), divulgado nesta quarta-feira (3), em junho, empresários gastaram, em média, 8 horas e 37 minutos no Estado para registrar seus negócios no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Esta marca coloca o Paraná como o segundo estado mais rápido nesse processo, ficando atrás apenas de Sergipe, onde o tempo médio é de 6 horas e 21 minutos, apesar de uma movimentação econômica consideravelmente menor.
A Jucepar registrou um total de 5.969 processos em junho, sendo a terceira junta comercial com maior movimentação no país. São Paulo e Minas Gerais lideram esse ranking, com 26.319 e 7.485 processos, respectivamente, porém com tempos médios significativamente maiores para abertura de empresas: 26 horas e 50 minutos em São Paulo e 36 horas e 8 minutos em Minas Gerais.
O tempo total de abertura considera as etapas de viabilidade, validação cadastral e obtenção do CNPJ, excluindo inscrições municipais, estaduais e licenças específicas.
“Desde que assumimos a Junta em 2019, saímos do último lugar nacional para consistentemente estar entre os primeiros”, destaca o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, atribuindo este avanço à digitalização completa do processo e ao empenho da equipe.
Junho marca o terceiro mês consecutivo em que a Jucepar alcança o segundo lugar no ranking nacional. Em maio, o tempo médio foi de 8 horas e 29 minutos, e em abril, 8 horas e 4 minutos, o menor do ano até agora.
A Jucepar inovou ao implementar um sistema informatizado que agiliza o registro e a baixa de empresas, tornando todo o processo digital. Essa transformação inclui iniciativas como o Empresa Fácil e o Descomplica Paraná, que simplificam procedimentos e dispensam licenciamentos para atividades de baixo risco.
Para mais informações, acesse o site da Jucepar em www.juntacomercial.pr.gov.br.