O Governo do Paraná autorizou a realização de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 589 agentes de socioeducação. Os novos profissionais irão atuar em 28 unidades destinadas ao atendimento de adolescentes em conflito com a lei, localizadas em 16 municípios do estado. A medida visa atender a uma necessidade temporária e de interesse público para recompor o quadro de pessoal. A previsão é que o edital seja publicado em julho.
“A contratação desses servidores vai permitir que o trabalho de reintegração social ganhe qualidade, porque mais do que receber os adolescentes em conflito com a lei, nós queremos reforçar as atividades de escolarização, a qualificação profissional e também a oferta de esporte e cultura nas unidades. A intenção é que eles não fiquem ociosos, mas ganhem novos propósitos de vida”, afirmou o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge. Ele acrescentou ainda que o atendimento às famílias dos adolescentes também será beneficiado com a ampliação do quadro de agentes.
O Coordenador de Gestão do Sistema Socioeducativo, Alex Sandro da Silva, destacou que a contratação representa um avanço significativo na rotina das unidades. “Esperamos que com a entrada desses agentes tenhamos uma ampliação da qualificação do atendimento e cuidado dessa população que está privada de liberdade”, afirmou Silva.
Atualmente, o quadro de agentes socioeducativos do Paraná conta com 754 homens e 103 mulheres. “A atuação é pautada no atendimento humanizado e na garantia de direitos, primando pela segurança de todas as pessoas que estão nesses espaços de privação de liberdade”, completou Alex Sandro da Silva.
No momento, o Paraná atende 507 adolescentes entre 12 e 21 anos de idade em situação de conflito com a lei nas 28 unidades do sistema socioeducativo. São 19 centros de socioeducação e nove casas de semiliberdade. Os contratos para os novos agentes terão duração de um ano, podendo ser prorrogados por mais um ano. O processo de ressocialização desses adolescentes tem como objetivos o fortalecimento de vínculos familiares, o estímulo a estudos, a prática de esportes e atividades culturais, além da qualificação profissional.