WhatsApp
Facebook

O último boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba revela que, em janeiro de 2024, foram registrados 208 casos de dengue na cidade. Destes, 23 foram considerados autóctones, indicando contaminação local, enquanto os outros 185 foram importados. Esse número representa um aumento significativo em comparação com janeiro de 2023, quando apenas 25 casos importados foram registrados.

No ano passado, Curitiba totalizou 35 casos autóctones ao longo do ano, enquanto em apenas um mês de 2024 já foram registradas mais da metade dessas contaminações locais.

A Prefeitura de Curitiba mantém alertas frequentes durante todo o ano para evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti e realiza diversas ações e mutirões. No entanto, controlar a disseminação da dengue requer a colaboração e responsabilidade de toda a população.

A preocupação com a dengue cresce com o aumento das temperaturas no verão, uma vez que a doença tem registrado aumento de casos em todo o país.

Paraná é o terceiro estado com mais óbitos

O Informe Semanal da Dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (06) registra 7.238 novos casos e dois óbitos pela doença no Paraná. Desde o início do período sazonal 2023/2024, em julho do ano passado, foram confirmados 29.075 casos no estado, que é o terceiro com mais óbitos, totalizando oito.

As duas mortes recentes ocorreram em Apucarana, entre os dias 13 e 18 de janeiro, sendo dois homens sem comorbidades. No total, o Paraná registrou oito óbitos em decorrência da dengue.

Este é o 22º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que também registrou 93.637 notificações, 21.854 casos em investigação e 38.215 descartados.

No Brasil, foram notificados 19.353 prováveis novos casos de dengue nas últimas 24 horas, elevando o total para 364.855 infecções em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira (6).

Foto: Daniel Castellano / SMCS

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli