WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Nova “CIC” da Grande Curitiba vai ser lançada em Colombo na próxima semana

Com lançamento oficial previsto para quarta-feira (29), a Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo (CITCOL) deve impulsionar o desenvolvimento e gerar milhares de empregos no município. Considerada a nova “CIC” na Grande Curitiba, o pólo industrial vai ganhar mais de 500 indústrias e empresas e gerar mais de 5 mil empregos diretos.

De acordo com o projeto, a CITCOL vai abranger os bairros Rincão, Mauá, São Dimas e Palmital, e estará instalada estrategicamente próximo da BR-116 e da Estrada da Ribeira, dois principais acessos ao município e às cidades do sul, facilitando o escoamento da produção.

A primeira etapa do projeto compreende um prazo de cinco anos e vai receber um investimento inicial de R$ 40 milhões. Serão ao todo 60 indústrias de grande porte e outras 460 de pequeno e médio porte, incluindo companhias de tecnologia.

O presidente da AMECIM (Associação de Moradores e Empresários de Centro Industrial Mauá), Ivan Siqueira, acredita que o projeto trará melhorias para a região metropolitana como um todo. “A CITCOL vem para proporcionar, acima de tudo, uma melhora na infraestrutura. Isso permite que a gente atraia mais indústrias, empresas e desenvolvimento para Colombo, com geração de empregos e renda”, afirma.

Segundo a Prefeitura de Colombo, a parceria entre o setor público e privado irá ajudar a impulsionar o crescimento econômico e a melhorar a qualidade de vida da população. Dentre os objetivos da CITCOL, está a maior presença de empresas 5.0, que garantem mais sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Ainda segundo a Prefeitura, a CITCOL vai representar um marco importante para aumentar a competitividade do município entre as demais cidades da região metropolitana. “Com a estruturação urbana da área delimitada, a CITCOL visa promover o desenvolvimento industrial e tecnológico, incentivando a geração de empregos e renda e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida da população”, afirma a prefeitura.

O projeto em andamento começou a ser elaborado no mês de agosto de 2021 e vai impactar de forma significativa o desenvolvimento do município nos próximos 50 anos.

A CITCOL terá uma área de 12,21 km², ocupando 17,44% da área urbana de Colombo. Ao todo, até a fase final de implantação do pólo industrial, o município poderá receber mais de 1.260 novas empresas na área destinada à Cidade Industrial, Tecnológica de Colombo. Entre as indústrias que já firmaram parcerias estão a Jandira Alimentos (já em obras) e a rede de Supermercados Rio Verde.

Vice-presidente e ministro recebe convite para lançamento da CITCOL

Na manhã dessa quarta-feira (22), o prefeito Helder Lazarotto, esteve reunido com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin para detalhar o que será a CITCOL e oficializar o convite para a vinda do ministro no lançamento marcado para o próximo dia 29 de maio.


Durante o encontro, que contou com as participações das secretárias, Kely Coradin, Ana Paula Poli, Oneias R Souza e Osvaldo Tchaikovski, o projeto foi detalhado a Alckmin. Participaram da reunião no ministério os deputados federais Gleisi Hoffmann e Luciano Ducci e a deputada estadual, Ana Júlia.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome