WhatsApp
Facebook
Justiça obriga Prefeitura de Curitiba a realocar 17 cães mantidos em condições precárias no Boqueirão

A Justiça determinou que a Prefeitura de Curitiba providencie a realocação urgente de 17 cães que atualmente vivem em condições insalubres e com possíveis indícios de maus-tratos em um imóvel localizado no bairro Boqueirão. A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente da capital. A tutora dos animais já foi denunciada criminalmente por maus-tratos.

A investigação teve início após denúncias de forte mau cheiro no local e acúmulo de resíduos. Visitas realizadas por autoridades sanitárias e equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) confirmaram as condições inadequadas, caracterizadas pela ausência de higiene e alimentação adequada dos animais, além da falta de acesso a água, comida ou qualquer tratamento médico-veterinário.

A Secretaria Municipal de Saúde também identificou riscos de proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, devido à presença de recipientes com água parada. Apesar de ter sido advertida sobre os riscos de zoonoses por conta do acúmulo de resíduos e do excesso de cães em condições precárias, a tutora não tomou nenhuma providência. A mulher está proibida pela decisão judicial de manter os animais sob sua guarda.

O Judiciário estipulou um prazo de cinco dias para que o Município de Curitiba cumpra a liminar, realocando os cães para organizações não-governamentais ou entidades reconhecidas pela atuação na proteção animal. Caso a decisão não seja obedecida, a Prefeitura estará sujeita a uma multa diária de R$ 1.500.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!