WhatsApp
Facebook
Junho trará chuva para regiões secas no Paraná, enquanto temperaturas deverão permanecer na média

Depois de um mês de maio muito quente, com cidades que chegaram a registrar 4°C acima da média histórica, as temperaturas começaram a amenizar no Paraná na virada do mês. Junho promete trazer uma primeira quinzena chuvosa, principalmente nas regiões que enfrentam seca, como Oeste e Sudoeste. Apesar da chuva, as temperaturas devem se manter próximas ou ligeiramente acima da média.

Historicamente, as cidades com menos chuva no mês de junho estão ao redor de Cambará e Jaguariaíva, com um acumulado de apenas 50 a 75 mm. Em toda a faixa Norte e nas regiões entre Telêmaco Borba e Curitiba, o acumulado costuma chegar a até 100 mm. Já as cidades próximas a Guaíra, Umuarama, Maringá, Cândido de Abreu e Ponta Grossa apresentam acumulados de até 125 mm.

Na região de Guarapuava e Cascavel, a média mensal histórica é de até 150 mm, enquanto o Sudoeste do Paraná, que vem sofrendo com uma seca moderada desde dezembro, costuma registrar até 200 mm de chuva em junho. Este ano, as chuvas devem ficar dentro da média nas regiões Leste, Campos Gerais e na faixa Norte, e dentro ou acima da média em áreas do Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrão, por exemplo, deverão apresentar acumulados superiores à média histórica para o mês.

“Na primeira quinzena de junho os sistemas que causam chuva vão ficar estacionários por vários dias consecutivos, levando a um acumulado de chuva expressivo nestas áreas. A segunda quinzena deve ser menos chuvosa do que a primeira em todo o estado”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Quanto às temperaturas, junho historicamente registra os valores mais baixos nas regiões Sul, Centro-Sul, Curitiba e Campos Gerais, com médias abaixo de 14°C. Em áreas como Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão e Cândido de Abreu, as temperaturas médias chegam a 16°C. No Norte, Norte Pioneiro e extremo Oeste, a média histórica para o mês alcança 18°C. O Noroeste é a região mais quente do estado, com temperaturas médias variando entre 18°C e 20°C.

“Para junho de 2025 as temperaturas devem ficar dentro da média ou ligeiramente acima. Porém, o mês será mais frio que junho do ano passado, pois em 2024 registramos mais atuação de massas de ar quente. Esse ano teremos menos”, ressalta Kneib.

Com uma estrutura composta por 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar fornece dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. Essas informações facilitam ações relacionadas a situações extremas, como enchentes, deslizamentos, alagamentos, incêndios e secas.

Detalhes da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br, com duas atualizações diárias. É possível consultar acumulados de chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e para o dia seguinte. Como as condições atmosféricas podem mudar constantemente, as previsões no site estão sujeitas a alterações. Por isso, é recomendável acompanhar os boletins meteorológicos, emitidos diariamente, e a palavra do meteorologista, disponível na página inicial do site. Essas informações também são divulgadas nas redes sociais e no canal de WhatsApp do Simepar, com análises detalhadas do clima em todas as regiões do Paraná.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!