WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Instituto Água e Terra envia equipe de voluntários ao RS para ajudar vítimas das enchentes

O Instituto Água e Terra (IAT) mobilizou uma equipe para prestar auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A força-tarefa partiu de São Mateus do Sul, na região Sul do Paraná, nesta segunda-feira (13), com previsão de chegar ainda hoje. A equipe atuará por pelo menos 10 dias no estado vizinho.

A equipe é composta por 22 técnicos, 11 caminhões-pipa, sete caminhonetes 4×4 e cinco embarcações. O IAT, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), organizou a operação.

No Rio Grande do Sul, os voluntários se dividirão em duas frentes de trabalho. Uma equipe ficará em Santa Cruz do Sul, coordenada pelo chefe do escritório regional do IAT em Irati, Jonas André Bankersen. Essa equipe será responsável por levar água potável para a população e auxiliar na limpeza urbana dos municípios afetados pelas chuvas.

A outra parte do time terá Canoas como base e será coordenada pelo chefe regional do IAT de União da Vitória, Augusto Arruda Lindner. Essa equipe prestará apoio logístico ao resgate de pessoas e animais, distribuição de mantimentos e transporte de insumos.

A operação conta com o apoio de diferentes municípios do Paraná, que cederam caminhões-pipa para ajudar no transporte de água potável. O projeto Patrulha Ambiental, iniciativa da Sedest executada pelo IAT, disponibilizou os veículos para auxiliar nas operações de resgate e assistência às vítimas das enchentes.

Essa é a segunda grande mobilização de solidariedade ao Rio Grande do Sul organizada pelo IAT. Desde a semana passada, escritórios regionais e a sede principal do órgão em Curitiba têm recebido donativos em prol da população gaúcha.

Em pouco mais de uma semana de arrecadações, a campanha SOS RS, do Governo do Paraná, já reuniu 3,3 mil toneladas de ajuda humanitária para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O Estado também tem prestado apoio às cidades gaúchas com o envio de forças de segurança e equipamentos para auxiliar nos resgates e na manutenção da ordem pública.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome