WhatsApp
Facebook

Estudantes interessados em cursar graduação superior e que enfrentam dificuldades financeiras para custear mensalidades em universidades privadas devem ficar atentos às regras do Programa Universidade Para Todos (Prouni). As inscrições, disponíveis até depois de amanhã (1º de fevereiro), devem ser realizadas exclusivamente no site https://acessounico.mec.gov.br/prouni.

O Prouni, um programa do Governo Federal que ocorre duas vezes por ano, oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica para alunos sem diploma de nível superior. Ao concluir a formação, o beneficiário não tem dívidas com o Governo Federal nem com a instituição de ensino.

O resultado do Prouni para o primeiro semestre de 2024 será divulgado em 6 de fevereiro, com a segunda chamada prevista para 27 de fevereiro. A manifestação de interesse na lista de espera deve ocorrer nos dias 14 e 15 de março, com o resultado em 18 de março.

O Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) disponibilizará 224 bolsas de estudos via Prouni para 20 cursos de graduação presenciais e 17 cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), distribuídos em polos como Araruna, Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Mamborê, Terra Boa, Ubiratã (PR) e Angélica (MS).

Raiane Gabriele de Oliveira, acadêmica do sexto período de Medicina no Centro Universitário Integrado, compartilha sua experiência positiva com o Prouni.

“Sempre tive o sonho de cursar Medicina, mas não tinha como pagar. O Prouni me ajudou em tudo. Hoje estudo de forma tranquila, com bolsa integral, sem nenhuma dívida e ainda tenho a Bolsa Permanência de R$ 700,00 mensal – também paga pelo Governo Federal – que me ajuda com as despesas de moradia e gastos da universidade”, explica a futura médica.

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; 

Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; 

Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos. 

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome