WhatsApp
Facebook

No Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez no decorrer do ano de 1918, por iniciativa da Associação dos Moços Católicos. Foi no dia 12 de maio, num domingo chuvoso, que eles convidaram aqueles que tinham mães distantes para escreverem cartas. Na recepção da associação, cravos vermelhos e brancos enfeitavam o local, sendo o vermelho para os visitantes cujas mães estivessem vivas e o branco para os filhos órfãos.

Essa primeira celebração ocorreu em Porto Alegre e foi marcada por um discurso emocionante de um professor chamado Mozart de Mello. A ideia ganhou ainda mais vida e começou a se espalhar pelos recantos do país, até que em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães. Essa decisão atendeu ao pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, que buscavam valorizar a importância das mulheres na sociedade. Em 1947, a data também foi adotada pela Igreja Católica.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a história começou antes, em 1908, com Anna Maria Jarvis que desejava honrar sua mãe, Ann Maria Reeves Jarvis, que foi uma ativista social muito atuante durante e após a Guerra Civil Americana de 1861.

União Metropolitana deseja um Feliz Dia das Mães

Hoje, olhamos para trás, para todas as mães que vieram antes de nós, e para aquelas que ainda estão conosco, e agradecemos. Agradecemos por seu amor incansável, por seu apoio inabalável e por serem a luz que nos guia. Obrigada por tudo, mulheres! Continuem com seus ótimos trabalhos e Feliz Dia das Mães!

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli