WhatsApp
Facebook
Hemepar solicita doação urgente de sangue devido à queda de doações para estoque de festas de fim de ano

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) enfrenta uma demanda crítica por doadores de sangue em um dos períodos mais desafiadores do ano devido às festas e férias de fim de ano, quando ocorre um aumento nos acidentes de trânsito. O apelo, neste momento, é para a doação urgente dos tipos sanguíneos O+ e O-.

Na última semana, o Hemepar registrou uma queda de aproximadamente 15% no número de doadores, com uma média diária de 100 a 120 doações, em comparação com os 160 a 190 doadores em dias normais.

“Dezembro é verdadeiramente um mês atípico para doações de sangue. As pessoas ficam mais distantes devido aos compromissos de fim de ano ou viagens para outras localidades. Compreendemos as dificuldades em ajustar os horários para visitar o Hemepar, mas enfatizamos este apelo”, ressaltou Vívian Patrícia Raksa, diretora do Hemepar.

Os requisitos para ser um voluntário incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 quilos, ter de boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Homens podem doar a cada dois meses, enquanto mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre as doações.

Diariamente, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas para hospitais, totalizando mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano. O Hemepar, uma entidade sem fins lucrativos vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desempenha um papel vital na coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todas as regiões do Paraná.

Para agendar doações ou obter mais informações, visite este site.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli