O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, agora é também cidadão honorário de Campina Grande do Sul. A honraria em forma de título foi entregue na tarde dessa quarta-feira (19), em sessão solene na sede da Câmara Municipal.
O título de cidadão honorário é concedido a quem não é natural do município, porém contribui para o desenvolvimento e bem-estar coletivo da localidade. A honraria entregue ao ex-prefeito de Curitiba partiu da proposição apresentada em 2023 pelo então vereador na época, Sergio Cavagni.
Na justificativa para o título, foi mencionado como Greca lutou e articulou políticas públicas para o desenvolvimento de Campina Grande do Sul, com destaque para a integração do transporte coletivo. A homenagem foi retomada pela atual legislatura, dessa vez pelo vereador Venicio Ferreira.
A sessão solene da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul foi presidida pelo vereador-presidente Pedro Café. Formaram também a mesa diretora dos trabalhos, além do homenageado, os vereadores Ismael Moraes, Venício Ferreira, Marcelo Olegário, Leide, além do prefeito em exercício de Quatro Barras, Jarbas Mocelin, e o prefeito de Campina Grande do Sul, Luiz Carlos Assunção.
A homenagem reuniu no plenário da Câmara familiares de Rafael Greca, servidores municipais e estaduais, além de representantes do Judiciário e de entidades filantrópicas, religiosas e empresariais.
Reconhecimento e Contribuições
Para o prefeito Luiz Assunção, uma das marcas registradas de Rafael Greca é trabalhar com amor. “Greca tem uma característica de trabalhar com amor. Enquanto prefeito ele fez a diferença na capital e na região metropolitana, incluindo Campina Grande do Sul com várias parcerias que beneficiaram nosso município”, comentou o prefeito.
Em seu pronunciamento, o vereador e coautor do título, Venicio Ferreira, não escondeu a alegria em homenagear o ex-prefeito, lembrando ainda da relação do avô de Greca com a história de Campina Grande do Sul. “Fico muito feliz em poder entregar com os nobres vereadores parceiros esse título ao amigo Greca. É uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele ao nosso município. Vale destacar que o avô de Greca, seu Manoel Valdomiro, nasceu na região do Engenho, aqui em Campina, no ano de 1890. Sendo assim, o Greca tem o ‘pé campinense’ muito antes dessa honraria”, relembrou.
Agradecimento
Em seu discurso, Greca agradeceu o reconhecimento público recebido. “Quero agradecer essa Câmara por essa homenagem que reflete, me assegura e que me faz lograr algum êxito na minha longa missão como prefeito”, iniciou.
Parcerias e Projetos Importantes
Em seguida, Greca destacou as inúmeras parcerias feitas entre Curitiba e o município de Campina Grande do Sul enquanto esteve prefeito da capital. Entre as políticas públicas destacadas por Greca, o ex-gestor citou a integração do transporte coletivo entre as duas cidades. Outro ponto lembrado pelo ex-prefeito foi a parceria mantida entre Curitiba e o Hospital Angelina Caron, que ofereceu suporte nos internamentos de pacientes oriundos da capital durante a pandemia de Covid-19.
Armazém da Família
Outro exemplo de parceria que deu certo entre a capital e Campina Grande do Sul foi o Programa Armazém da Família, que deixou de existir na última gestão municipal. Sobre o assunto, Greca comentou da possibilidade de retomada do programa no município. “O Leverci veio comigo para oferecer ao prefeito Luiz Assunção a retomada desse programa que é tão importante para as famílias mais humildes que ganham até três salários mínimos”, comentou Greca, fazendo menção ao novo secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Leverci Silveira Filho, que esteve acompanhando o ex-prefeito durante a homenagem.
O secretário citado por Greca, além de uma relação de amizade próxima com o ex-prefeito, foi escolhido pelo atual prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, para comandar a pasta que administra, entre outros programas, o Armazém da Família, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com os municípios da região metropolitana. A fala de Greca nesse sentido traz uma esperança para que o Armazém da Família, que é reconhecido como um dos maiores projetos criados nas áreas de segurança alimentar e nutricional do Brasil, seja retomado em Campina Grande do Sul, beneficiando assim as famílias locais que mais precisam.
Biografia de Rafael Greca
Rafael Greca de Macedo nasceu em Curitiba, em 17 de março de 1956. É filho de Terezinha Greca de Macedo e do engenheiro Eurico Dacheux de Macedo e foi casado com a jornalista Margarita Pericás Sansone, que faleceu em agosto de 2024, vítima de um linfoma. É formado em Economia e Engenharia, com especialização em Urbanismo e membro concursado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Foi vereador, deputado estadual constituinte, prefeito de Curitiba, deputado federal mais votado do Brasil e ministro de Estado do Esporte e Turismo. Recebeu inúmeras condecorações e prêmios internacionais. Entre os mais significativos, o Prêmio Mundial do Habitat 1996, ou World Habitat Award 1996, da Organização das Nações Unidas, pelo conjunto de sua obra humanitária.
Escritor, poeta, editor e pesquisador da História, membro da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Presidiu a Companhia de Habitação do Paraná entre 2007 e abril de 2010, quando assumiu mandato de deputado estadual. Eleito prefeito de Curitiba em 2016 com mais de 53% dos votos. Aprovação maior recebeu quando foi reeleito, em 2020 – 59,74% dos votos. Foi prefeito de Curitiba pela terceira vez, até 2024.