O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta quarta-feira (12), durante o Show Rural Coopavel, as obras de pavimentação do terminal da Ferroeste, localizado em Cascavel, no Oeste do Paraná. O investimento previsto é de R$ 82 milhões, com o objetivo de modernizar a infraestrutura do terminal. A reforma contemplará a pavimentação de 8 quilômetros, abrangendo cinco rotatórias e o Pátio de Estacionamento, totalizando 95 mil metros quadrados de área pavimentada.
A modernização beneficiará mais de 1,2 mil caminhões que utilizam o terminal diariamente para escoar a produção agrícola da região. “Vai ser uma intervenção toda em concreto, que vai melhorar a estrutura para milhares de caminhões que acessam o terminal todas as semanas. Isso é importante, porque o Porto de Paranaguá está cada vez mais preparado para receber cargas pelo modal ferroviário e a Ferroeste tem um papel importante para fazer uma parte desta ligação, no escoamento da produção do Oeste do Paraná”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Com uma área de 1,7 milhão de metros quadrados, o terminal atende à demanda acumulada de quase 30 anos do setor produtivo local, que utiliza o espaço para a exportação de grãos, farelos e produtos industrializados através do Porto de Paranaguá. Atualmente, 14 empresas, incluindo grandes cooperativas, multinacionais e companhias locais, operam no terminal em Cascavel.
“É uma obra que vai atender principalmente a parte sul do terminal, que conta com uma estrada precária. Esta iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria de Infraestrutura e Logística vai fazer com que a gente consiga atender todos estes usuários de forma adequada, principalmente no trecho mais próximo ao terminal”, explicou André Gonçalves, diretor-presidente da Ferroeste.
Com a assinatura de autorização, o projeto será enviado para licitação, e a previsão é de que ele vá a leilão até o final de 2025.
A Ferroeste administra o trecho ferroviário que conecta Guarapuava a Cascavel, com uma extensão de 248 quilômetros. Anualmente, os trens da Ferroeste transportam cerca de 800 mil contêineres de produtos, principalmente grãos como soja, milho e trigo, farelos e outras cargas com destino ao Porto de Paranaguá. No sentido contrário, os trens trazem insumos agrícolas, adubos, fertilizantes, cimento e combustíveis. O terminal possui uma infraestrutura robusta, incluindo moegas de recepção, tulhas para expedição ferroviária, balanças ferroviárias, silos e galpões de armazenagem e movimentação de produtos destinados às cooperativas e empresas da região.