WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Financiamento de veículos apresenta aumento de 15,4% no mês de maio

As vendas financiadas de veículos novos e usados aumentaram 15,4% em maio deste ano em comparação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 577 mil unidades. Esse número inclui automóveis leves, motos e veículos pesados em todo o país. Em relação a abril deste ano, houve uma queda de 5,6%, segundo dados da B3.

No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 2,8 milhões de unidades, representando um aumento de 24,4% em relação ao mesmo período de 2023, equivalente a cerca de 559 mil unidades a mais. Este é o melhor desempenho nos primeiros cinco meses do ano desde 2011.

No segmento de automóveis leves, houve um aumento de 14,4% em comparação a maio de 2023 e uma queda de 6% em relação a abril deste ano. O financiamento de veículos pesados cresceu 12,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, mas caiu 5,1% em relação a abril. Já os financiamentos de motos em maio foram 18,1% maiores que em maio de 2023, mas 1% menores que em abril.

O gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3, Gustavo de Oliveira Ferro, explicou que a queda em relação ao mês anterior está relacionada às enchentes no Rio Grande do Sul. “Devido às enchentes, o Detran do estado ficou inoperante entre os dias 7 e 25 de maio, causando um represamento das operações de financiamento”, disse Ferro.

Com a retomada das atividades em 26 de maio, parte das operações represadas foi efetivada nos últimos dias de maio e outra parte nos primeiros dias de junho. Antes das enchentes, o Rio Grande do Sul representava 5,8% dos financiamentos de veículos no Brasil até abril deste ano. Em maio, esse percentual caiu para 2,6%.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!