Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Filtroil 40 anos: muito mais que trabalho, eles ajudam no sucesso diário da empresa

O sonho de qualquer colaborador ao entrar em uma empresa é poder crescer, aprender novas funções e evoluir profissionalmente.  Ao longo de seus 40 anos de história são muitos os talentos que ajudam, através de seu trabalho, a construir uma Filtroil inovadora e que cresce a cada dia mais. Nesse espaço daremos um destaque para aqueles que são o passado e o futuro da empresa.

Maria Aparecida considera a empresa uma segunda família

Nascida em Jandaia do Sul, no interior do Paraná, Maria Aparecida dos Reis, 57 anos, ingressou na empresa em 1986. Ela ocupa o cargo de gerente administrativo, mas iniciou a carreira como secretária. Ainda na primeira função, passou a cuidar dos processos administrativos da companhia, o que lhe garantiu experiências para ocupar o atual cargo.

Dentre as histórias marcantes vividas por Maria Aparecida na Filtroil, ela pontua duas como principais: a primeira foi o retorno dela à empresa, em 2014, e um ano depois, a morte precoce do fundador da companhia. “Fiquei muitos anos longe da empresa, quando retornei acabamos enfrentando a morte precoce do senhor Reinaldo. Foram momentos muito marcantes e difíceis para todos nós, colaboradores.”

Indagada sobre o que a Filtroil representa em sua vida, Maria Aparecida a considera como a sua segunda família. “O senhor Reinaldo, assim como a Clarice, sempre foram grandes amigos. A Clarice então considero como minha irmã. Acredito que esse senso familiar, se fosse em outra empresa, talvez não fosse possível.”

Rascunho Automático
Foto: Divulgação. Maria Aparecida ingressou na empresa em 1986 e atualmente ocupa.

Para Luis Adir a Filtroil é uma escola de vida

Casado e pai de dois filhos, o supervisor técnico Luis Adir Montanarim está na Filtroil desde 1989. Até chegar ao atual cargo, já trabalhou como auxiliar técnico, passando a técnico até alcançar a função de supervisão. Sua trajetória profissional na empresa foi regada a desafios, o principal que ele considera foi adquirir o conhecimento técnico.

Natural de São José dos Pinhais e hoje morando em Campina Grande do Sul, Luis presenciou uma fase difícil na empresa, mas que, com o apoio de toda a equipe, foi logo superada. Para ele, a Filtroil é uma verdadeira escola da vida. “Como pessoa, a empresa é responsável por tudo que aprendi e, com o fruto do meu trabalho, consegui conquistar.”

Filtroil 40 Anos: Muito Mais Que Trabalho, Eles Ajudam No Sucesso Diário Da Empresa
Foto: Divulgação. O supervisor técnico Luis Adir Montanarim está na Filtroil desde 1989.

Marco Antonio reconhece a importância do seu trabalho

Prestes a completar 30 anos de empresa, o encarregado de produção Marco Antonio da Silva, de 53 anos, recorda os avanços e investimentos em tecnologia que a Filtroil realizou ao longo dessas quase três décadas. Diz ele que muita coisa mudou desde que entrou na Filtroil, onde os maquinários de antigamente eram bem diferentes dos de hoje.

O profissional reconhece a importância do trabalho que ele desempenha na empresa. “Se não fizéssemos esse processo de reciclagem, certamente o óleo usado seria descartado no meio ambiente. E o óleo que volta a ser útil é um elemento importante que não vai ser necessário extraí-lo do meio ambiente posteriormente”, comenta.

Morando no bairro Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, Marco Antonio ingressou na Filtroil como auxiliar de produção e foi promovido a encarregado após três anos. Para ele, a empresa tem um papel fundamental na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Filtroil 40 Anos: Muito Mais Que Trabalho, Eles Ajudam No Sucesso Diário Da Empresa
Foto: Divulgação. O encarregado de produção Marco Antonio da Silva está prestes a completar 30 anos de empresa.

Empresa foi como uma mãe para Raimundo

Raimundo Pereira Araújo, 50 anos, ingressou na Filtroil em 1996 como auxiliar de produção. Seu esforço e dedicação o levaram a ser promovido a técnico de manutenção, função que ocupa até hoje. Natural do município de Corrente, no Piauí, seu primeiro desafio ao chegar em terras sulistas foi enfrentar as baixas temperaturas, algo que quem nasceu mais ao norte do país sabe muito bem o que é.

Não bastasse a adaptação com o clima, Raimundo também não tinha muitas experiências na vida profissional quando se instalou em Quatro Barras, foi então que a Filtroil lhe deu uma oportunidade. “O acolhimento da empresa foi algo sensacional. Aos poucos, as coisas foram acontecendo e eu fui conquistando o meu espaço no mercado de trabalho de forma natural. A Filtroil, na minha vida profissional, é a única experiência que tenho, portanto, me representa muito.”

Assim como os demais colegas, Raimundo vivenciou a fase difícil enfrentada durante a pandemia de Covid-19. Mas, com a colaboração de todos, a companhia conseguiu enfrentar as dificuldades e dar a volta por cima. Para ele, a empresa é como se fosse uma mãe que o acolheu quando ele mais precisava. Sobre o futuro, ele deseja que a Filtroil se potencialize ainda mais em todos os sentidos.

Filtroil 40 Anos: Muito Mais Que Trabalho, Eles Ajudam No Sucesso Diário Da Empresa
Foto: Divulgação. Raimundo Pereira Araújo, 50 anos, atua como técnico de manutenção.

Eles conseguiram se desenvolver e encontrar suas carreiras na Filtroil

Anderson presenciou a expansão da companhia

O encarregado de produção, Anderson da Silva Correia, de 50 anos, não esconde a gratidão que tem pela Filtroil. Afinal, foi nela que ele, assim como os demais colegas, teve uma oportunidade profissional.

Ele nasceu em Palmas, no Rio Grande do Sul, morou em Joinville (SC) e mudou-se para Campina Grande do Sul em busca de oportunidades. Com 27 anos de empresa, Anderson acompanhou o crescimento e expansão do grupo. “Eu vi a empresa que era pequena se desenvolver. Os investimentos em equipamentos e a aquisição de novos veículos são uma marca muito presente na companhia, que preza pela inovação e tecnologia”, destaca.

Para Anderson, estar presente nos 40 anos da Filtroil representa um misto de orgulho com realizações pessoais e profissionais.

Filtroil 40 Anos: Muito Mais Que Trabalho, Eles Ajudam No Sucesso Diário Da Empresa
Foto: Divulgação. O encarregado de produção Anderson da Silva Correia está na empresa há 27 anos.

Jorge destaca o crescimento da Filtroil pós-pandemia

A trajetória profissional do gerente comercial Jorge Asth começou aos 20 anos como menor aprendiz. Sua trajetória se mistura à de muitos outros jovens que encontraram na companhia a primeira oportunidade na carreira. Buscando se especializar na área de engenharia, logo ele foi promovido a técnico de campo e a coordenador.

Jorge veio de Cornélio Procópio, no interior do Paraná, e a Filtroil foi a porta de entrada dele para o mercado de trabalho. Somando o tempo de trabalho no Grupo Filtroil, completam-se 10 anos de vivências na companhia. O período mais marcante vivido por ele foi, sem dúvida, a pandemia de Covid-19. “A pandemia foi um momento bem complicado e pegou todos desprevenidos. Na época, eu estava fora e retornei para ajudar o Alexandre e a Clarice naquele período difícil”, revela.

Mesmo em meio às incertezas econômicas, Jorge relembra que a direção fez um esforço enorme para que nenhum colaborador fosse desligado. A crise passou e a Filtroil conseguiu se estabilizar, obtendo um crescimento de 300% de 2020 para cá. Tudo isso só foi possível por conta do apoio, sobretudo, dos colaboradores e da remodelação de algumas linhas de produção. Diante desses e outros desafios, Jorge considera a Filtroil como parte de sua família, na qual teve uma participação fundamental na sua realização profissional e pessoal.

Filtroil 40 Anos: Muito Mais Que Trabalho, Eles Ajudam No Sucesso Diário Da Empresa
Foto: Divulgação. Somando o tempo de trabalho no Grupo Filtroil, Jorge completa 10 anos de empresa.

Tatiane Bragança lembra bem da data que iniciou na Filtroil, exatamente no dia 16 de julho de 2010. Ela ingressou como assistente administrativo e hoje ocupa o cargo de gerente de operações.

Sua função resume-se em coordenar a equipe e mantê-la sempre comprometida aos grandes resultados. Como ela mesmo descreve: “Buscamos tornar a Filtroil uma empresa cada vez mais familiar, com objetivos bem definidos e com foco no crescimento”. 

Tatiane é responsável em gerenciar não somente o fator humano da Filtroil, como também a otimização de processos internos e melhorias operacionais. Desse trabalho liderado por ela, a profissional  espera que a Filtroil seja reconhecida pelos serviços de qualidade e referência no ramo ambiental e sustentável. Para ela, a empresa representa seu bem-estar, sua qualidade de vida e seu sustento.

Filtroil 40 Anos: Muito Mais Que Trabalho, Eles Ajudam No Sucesso Diário Da Empresa
Foto: Divulgação. Tatiane ingressou como assistente administrativo e hoje ocupa o cargo de gerente de operações.
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp