Fundado em 1º de junho de 1984, o Grupo Filtroil completa 40 anos de existência. Focada em processos de reindustrialização de subprodutos, a companhia é pioneira no Paraná na reciclagem de óleos isolantes e lubrificantes industriais.
A história do grupo começou em Curitiba, quando o projetista Luiz Reinaldo da Silva abriu um pequeno negócio que contava apenas com um escritório comercial. A primeira máquina que Reinaldo adquiriu foi uma regeneradora que ele utilizava para trabalhar em campo. “A prospecção de novos clientes era feita de porta em porta nas empresas. Meu pai perguntava ao responsável quando tinha sido feita a última filtragem de óleo e ali ele oferecia o serviço”, comenta o diretor-executivo do Grupo Filtroil, Alexandre José Montanarim Silva.

Em suas visitas, Reinaldo levava amostras de óleo: uma usada e outra filtrada, com a intenção de mostrar como ficaria o trabalho após concluído. Aos poucos, a empresa foi conquistando novos clientes, fazendo com que suas instalações na capital se tornassem pequenas diante da grande demanda que crescia cada vez mais.
Seus gestores iniciaram então a procura de um espaço maior para comportar o crescimento da empresa. O local escolhido, inicialmente, foi o município de Quatro Barras. A ideia, no entanto, não deu certo por várias razões, até que surgiu a oportunidade de um terreno em Campina Grande do Sul, localizado próximo à BR-116. O prefeito da cidade na época era Elerian Zanetti, o Toco (In Memoriam), que deu todo o incentivo para a implantação da nova empresa na região.
A construção da nova fábrica da Filtroil em solo campinense teve início em 1985 e foi concluída um ano depois. Instalada e em pleno funcionamento, a companhia – que já se consolidava no sul do país como pioneira na regeneração de óleo de transformador – passou a trabalhar na reciclagem de óleo lubrificante industrial.

“Vimos a necessidade de trabalhar com outros tipos de óleo, não só o óleo de transformador que era o nosso carro-chefe na época. Considerando que o processo de tratamento deles é muito parecido, percebemos a oportunidade de abraçar esse nicho de mercado também”, comenta a presidente do Grupo Filtroil, Clarice Montanarim.

O Grupo Filtroil
Atualmente, o Grupo Filtroil é formado por 4 empresas que acreditam no potencial da tecnologia para tornar os negócios de seus clientes mais produtivos, lucrativos, eficientes e ambientalmente sustentáveis, sendo elas: Filtroil Ambiental, Filtroil Química, Filtroil Manutenção em Subestações e Filtroil Serviços Lub Mais.
Além da recuperação de óleos e solventes industriais, a Filtroil trabalha hoje com a manutenção em subestações, consultoria e serviços ambientais. Somados, todos os tipos de óleos que a unidade chega a recuperar, em média, 3 milhões de litros de óleo todos os meses.

Para chegar a essa envergadura em quatro décadas, a Filtroil acompanhou a evolução do mercado frente a outras concorrentes, expandindo cada vez mais seu portfólio de soluções e produtos, tendo como principal objetivo a manutenção preditiva, preventiva e corretiva.
Ao longo dos anos, a Filtroil manteve seu crescimento sustentável – resultado de muito esforço, dedicação e empenho – que ganharam a confiança de gigantes do ramo elétrico nacional, com destaque para a usina Itaipu Binacional no Paraná e as concessionárias de energia de Santa Catarina e de Minas Gerais. Além da atuação nesses estados, a companhia também atende empresas de diversos segmentos no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Projeção
A projeção futura da empresa para os próximos seis meses é ambiciosa. A unidade campinense pretende expandir suas atividades para mais duas unidades. Atualmente, a empresa conta com 20 veículos, de pequeno a grande porte – incluindo carretas – e gera 70 postos de trabalho.
Legado
Toda a trajetória de sucesso do Grupo Filtroil é reflexo do trabalho iniciado por Luiz Reinaldo da Silva, que faleceu em junho de 2015. O legado deixado por ele é mantido vivo pelo seu filho Alexandre José Montanarim Silva e pela viúva Clarice Montanarim.

Em 40 anos Filtroil investe em tecnologia
O crescimento do Grupo Filtroil foi acompanhado por investimentos em equipamentos e expansão do seu parque fábril. As estratégias de conquistar cada vez o mercado com produtos e serviços, foram essenciais para que a Filtroil alcancasse o potencial que se encontra hoje.

Foram investimentos em infraestrutura tecnológica, com laboratório próprio de pesquisas e análises e aquisição de equipamentos de última geração, que otimizaram ainda mais os recursos, aceleraram novos lançamentos e, claro, mantiveram a companhia cada vez mais competitiva e lucrativa.
