WhatsApp
Facebook
Festival Espetacular de Teatro de Bonecos reúne público com espetáculos nacionais e internacionais

O 24º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos teve uma abertura memorável neste domingo (2), com casa cheia e espetáculos que emocionaram o público. A programação segue até o próximo domingo (09) com apresentações nacionais e internacionais, incluindo sessões gratuitas de teatro lambe-lambe que acontecem em frente ao Teatro Guaíra.

O evento foi aberto no Teatro José Maria Santos com a peça “A Cortina da Babá”, baseada em um conto da escritora inglesa Virginia Woolf. A montagem é assinada pelo grupo paulista Sobrevento, que possui 38 anos de trajetória e é reconhecido como um dos maiores expoentes brasileiros do teatro de animação. A peça foi um sucesso de público, com lotação esgotada. Muitos espectadores, incluindo adultos e crianças, se encantaram com as diversas técnicas de teatro de animação utilizadas no espetáculo. Ao final, os artistas apresentaram detalhes sobre os bonecos e explicaram suas técnicas de manipulação.

Entre os espectadores, Isadora Ribeiro de Souza, de 9 anos, que veio pela primeira vez ao festival acompanhada do pai, ficou fascinada com os bonecos. “Gostei mais do avestruz, um animal exótico que eu nunca tinha visto”, comentou. Sua irmã, Laura Ribeiro de Campos, também elogiou a interação entre os bonecos e o ator no palco. “Tinha muita coisa na história, com muita informação e profundidade”, disse.

O pai das meninas, Jocelei Ribeiro de Campos, destacou o impacto da experiência ao vivo. “Na TV temos muitos recursos tecnológicos, mas só o teatro estimula a imaginação. Achei isso incrível na peça”, afirmou. Já a psicóloga Cristina Sarturi, frequentadora assídua do festival, ressaltou a sensibilidade do espetáculo e o momento em que os artistas apresentaram os bonecos. “Sempre que posso, venho. Antes mesmo de Mariana, minha filha, nascer eu já assistia às peças porque gosto muito da arte bonequeira”, comentou ela.

A atriz Giuliana Pellegrini, da companhia Sobrevento, celebrou a recepção calorosa. “Foi muito especial abrir o festival com esse espetáculo. A plateia veio com muita expectativa e foi muito receptiva. Ficamos nos bastidores ouvindo as reações, e foi maravilhoso”, disse.

Antes da apresentação, houve uma homenagem às bonequeiras de Maringá, Sueli Lara, do grupo Pau de Fita, e Rô Fernandes, da companhia Fanto Kids, pelo trabalho e contribuição à arte bonequeira no Noroeste do Paraná. A cerimônia foi conduzida pelo diretor-presidente do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, e pelo diretor artístico da instituição, Aldice Lopes.

Ao longo da tarde, o auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) recebeu uma apresentação do clássico “O Patinho Feio”, enquanto cinco espetáculos de teatro lambe-lambe foram exibidos no Museu Oscar Niemeyer (MON). O teatro lambe-lambe, um formato em miniatura que ocorre dentro de pequenas caixas, chamou atenção do público e gerou longas filas. Para quem não pôde assistir, as performances continuam sendo exibidas gratuitamente em frente ao Teatro Guaíra até sexta-feira (09).

Nesta semana, o festival apresenta uma programação variada, incluindo espetáculos com classificação indicativa para adultos. Na terça-feira, às 18h, o auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) recebe o espetáculo “Viejos”, com o marionetista argentino Sergio Mercurio. Voltado para o público adulto, o espetáculo reflete sobre a senioridade e o envelhecimento. “É uma excelente oportunidade para que o público traga também seus avós e familiares idosos, uma verdadeira experiência transgeracional,” destacou Aldice Lopes.

Além das apresentações gratuitas de teatro lambe-lambe, outras peças estão programadas para o Teatro José Maria Santos, o auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) e o auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), sempre no período da tarde e no início da noite. A programação completa está disponível no site do Centro Cultural Teatro Guaíra, e os ingressos podem ser adquiridos pelo site Deubalada, com preços entre R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira).

O Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, promovido pelo Teatro Guaíra desde 1991, consolidou-se como um dos mais importantes do país. A edição deste ano conta com mais de 40 apresentações, reunindo companhias de vários estados brasileiros e de países como Argentina, Itália e Espanha. “Muitas pessoas associam o teatro de bonecos apenas ao público infantil, mas essa arte abrange diversas linguagens e técnicas, sendo uma experiência enriquecedora para todas as idades,” afirma a curadora do festival e presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Inecê Gomes.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!