Com forte tradição e clima festivo que se estende além do mês de junho, as festas juninas são uma importante oportunidade para ampliar negócios no Brasil. Considerada a segunda celebração mais popular do país, ficando atrás apenas do Carnaval, os festejos movimentam empresas de diversos segmentos, como alimentação, vestuário e decoração temática.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com o QuestionPro, 81% da população pretende participar de atividades relacionadas à data neste ano. Entre os brasileiros, 52% estimam um gasto máximo de R$ 200, priorizando itens como alimentos, bebidas, roupas, adereços e ingressos para festas de rua, quermesses, encontros familiares e eventos escolares. Nas regiões Nordeste e Sudeste, 46% e 41% da população, respectivamente, afirmam que seus gastos superam os R$ 200.
As festas juninas são vistas como uma oportunidade estratégica para pequenos negócios e o comércio em geral impulsionarem seu faturamento. “O consumidor tem buscado cada vez mais experiências imersivas e se engajam com o propósito dos movimentos criados. O empreendedor deve navegar nessas tendências ofertando soluções práticas que atendam a esses desejos”, afirma Flávio Petry, analista de Competitividade do Sebrae.
Petry destaca que parcerias locais, participação em eventos e ações de marketing temáticas podem ampliar a visibilidade de negócios e trazer bons resultados. Ele recomenda: “Procure as associações comerciais, de moradores, comunidades organizadas, escolas, igrejas, que são locais que geralmente promovem festividades comemorativas e costumam gerar oportunidades para comerciantes e empreendedores”. Ele também sugere o uso de marketing digital e campanhas promocionais colaborativas como estratégias para alcançar mais clientes.
Um exemplo prático do dinamismo gerado pelas festas juninas pode ser encontrado em Niterói (RJ), onde a empreendedora Paola Lohmann transformou sua paixão por arraiais em um negócio de sucesso com mais de 20 anos. Após começar organizando festas com amigos na adolescência, Paola fundou a empresa Até o Sol Arraiá, especializada em eventos temáticos sociais e corporativos. “Nossas festas resgatam a tradição e a cultura brasileira que é tão diversa. A culinária é típica com receitas de avó”, afirma Paola, que já realizou mais de 500 eventos desde a fundação do seu negócio.
Durante a temporada de festas juninas, Paola contrata profissionais de diversas áreas como decoração, montagem, transporte, cozinha e confeitaria. “Tenho mais duas pessoas na equipe para me ajudar no atendimento e gestão do negócio, mas a maioria são contratados por temporada. São pessoas que estão comigo há muitos anos, como é o caso do senhor Ademir que, nesta época, faz serviço de frete exclusivamente para mim”, destaca.
Formada em Turismo e também professora universitária, Paola compartilha que sua empresa passou por diversas fases ao longo dos anos, mas ela nunca renunciou às festas juninas. “Eu acredito no empreendedorismo social. Nesses 20 anos, já dei oportunidade para muitas pessoas que cresceram comigo, como uma colaboradora que abriu uma empresa de recreação e um prestador de serviço de buffet que conseguiu mais clientes depois de participar dos nossos eventos”, diz, orgulhosa.
O período das festas juninas, com sua extensa programação que pode durar mais de dois meses, reafirma sua importância como parte do calendário comercial no Brasil, oferecendo chances reais para empreendedores ampliarem seus negócios com criatividade e planejamento estratégico.