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A Portos do Paraná, empresa pública do Governo do Paraná, registrou um novo recorde de movimentação em fevereiro de 2024. Foram movimentadas nos portos de Antonina e Paranaguá 5.350.437 toneladas, o melhor número da história para o segundo mês do ano.

Esse registro supera em 5% o volume de fevereiro de 2022 (5 075 118 toneladas) e representa um aumento de 8% em relação a fevereiro do ano anterior (4 578 808 toneladas).

Na exportação (3.146.193 toneladas), as cargas de soja e açúcar foram as mais movimentadas no mês. A quantidade de grão de soja cresceu 172% em comparação a 2023, passando de 453.595 toneladas para 1.235.113 toneladas. Já o açúcar aumentou de 222.452 toneladas em fevereiro de 2023 para 496.978 toneladas este ano, representando um aumento de 123%. Outros produtos em destaque foram derivados de petróleo e trigo.

No sentido da importação (2.204.244 toneladas), os fertilizantes foram os mais movimentados, também apresentando crescimento entre os dois anos: de 803.594 toneladas em 2023 para 924.712 toneladas este ano, um aumento de 15%. A Portos do Paraná é a principal porta de entrada desse insumo no país, representando 31,6% da movimentação nacional. Também houve expansão na importação de óleos vegetais (de 34.783 toneladas para 50.191 toneladas), sal (de 16.188 toneladas para 19.562 toneladas) e trigo (de 58.306 toneladas para 74.896 toneladas).

Outro destaque é a movimentação do primeiro bimestre de 2024, que apresentou um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. Foram movimentadas 10,4 milhões de toneladas este ano contra 8,7 milhões de toneladas em 2023. “Nossa expectativa é de que a movimentação de cargas continue em ritmo elevado no primeiro semestre”, declarou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Em janeiro, a empresa já havia registrado um recorde, movimentando 5.064.683 toneladas, um volume 20% maior em comparação ao recorde anterior registrado em janeiro do ano passado (4.207.257 toneladas). Outro recorde foi alcançado em 2023, com uma movimentação anual de 65 milhões de toneladas, número que estava previsto para ser atingido apenas em 2040. Atualmente, o maior volume de cargas que saem dos portos paranaenses tem como destino a China.

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