A Polícia Civil prendeu preventivamente um homem, de 46 anos, suspeito de liderar uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias. A captura ocorreu durante uma operação deflagrada na quinta-feira (23), em Colombo. No total, estima-se um prejuízo de mais de R$ 60 mil às vítimas.
Na ação, dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo. Os policiais civis apreenderam documentos de identidades, celulares, cartões bancários em nome das vítimas e comprovantes de residência falsificados.
“O grupo criminoso arrecadava informações de idosos que procuravam crédito em instituição financeira pertencente a um dos envolvidos no ilícito. Em posse das informações, produziam documentos falsificados e requisitavam cartões bancários, que eram entregues em endereços falsos sob controle do grupo criminoso”, explica o delegado Felipe Boffo.
Investigação
As diligências investigativas iniciaram em março deste ano com a prisão em flagrante de um casal envolvido nas práticas de fraude. Na ocasião, os indivíduos usavam documentos falsos para fazer empréstimos em nome de terceiros.
Ainda, a investigação apontou que o indivíduo preso está ligado à liderança na organização.
O homem delegava ordens aos demais integrantes, além de receber as contas e depósitos da prática das fraudes.
Foto: Fabio Dias / PCPR