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Duplicação do Contorno Norte de Curitiba inicia maior pacote rodoviário do Brasil

Com investimento de R$ 170 milhões, a obra de duplicação de 17 quilômetros da PR-418 em Curitiba teve início nesta quarta-feira (18), com previsão de conclusão até 2027. O projeto inclui a construção de sete novos viadutos, visando melhorar a fluidez e a segurança do tráfego. A PR-418 é um dos principais corredores logísticos da região e sua duplicação integra o maior programa de concessões rodoviárias do Paraná.

O trecho a ser duplicado, entre os quilômetros 5 e 21 da PR-418, faz parte do Lote 1 do projeto, que prevê R$ 13,1 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos em 473 quilômetros de rodovias estaduais e federais. Além da PR-418, estão incluídos trechos como a BR-277, entre Curitiba e Guarapuava, e a PR-423, entre Araucária e Campo Largo, com obras como vias marginais, passarelas, ciclovias e sistemas inteligentes de monitoramento de tráfego.

Duplicação do Contorno Norte de Curitiba inicia maior pacote rodoviário do Brasil
Foto: Geraldo Bubniak/AEN.

O evento de lançamento das obras contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, entre outras autoridades estaduais e federais. Segundo Ratinho Junior, a duplicação do Contorno Norte representa um marco na infraestrutura do Paraná. “A população do Paraná acompanhou com transparência todo esse processo e acreditou no modelo moderno e inovador que o Governo do Estado propôs, com muitas obras e tarifas justas, e que hoje é adotado pelo governo federal em outras concessões.” Ele ainda destacou o impacto econômico: “Com rodovias mais modernas e seguras, o Paraná ganha eficiência logística, o que reduz custos para a indústria, melhora a competitividade dos nossos produtos e beneficia o consumidor.”

O governador também ressaltou o crescimento do PIB estadual, que subiu de R$ 440 bilhões em 2018 para R$ 719 bilhões em 2024, e como esses investimentos em infraestrutura acompanham esse avanço. “Com uma infraestrutura de qualidade, o Paraná atrai novos investimentos e fortalece a economia”, concluiu.

O ministro Renan Filho destacou o papel do Paraná no maior ciclo de concessões rodoviárias do Brasil. “Só no Estado, estão previstos R$ 120 bilhões em investimentos, sendo que R$ 60 bilhões já foram contratados. Esse projeto do Contorno Norte de Curitiba, que hoje inicia suas obras, simboliza essa nova fase”, afirmou. Ele ressaltou que as tarifas são 45% menores que no modelo anterior e que as obras já começaram, trazendo benefícios como vias marginais e melhorias no transporte. “O Paraná já é uma potência na agricultura, na indústria, no turismo e nos serviços, e agora vai poder ainda mais com rodovias modernas e eficientes.”

A duplicação do Contorno Norte de Curitiba também tem um impacto direto na mobilidade e na segurança. A via é estratégica, conectando rodovias estaduais e federais e facilitando o tráfego de veículos pesados fora do centro da capital. Segundo o prefeito Eduardo Pimentel, a obra beneficia os cerca de 20 mil motoristas que trafegam pelo trecho diariamente. “A duplicação do Contorno Norte também representa um avanço estratégico para a mobilidade entre Curitiba e os municípios vizinhos, com impacto direto no desenvolvimento urbano e na atração de novos empreendimentos para a região, mas o mais importante é que essa obra vai salvar vidas, trazendo mais segurança e conforto a quem utiliza esse importante eixo todos os dias.”

A concessionária Via Araucária, responsável pelo Lote 1, já opera com serviços de atendimento 24 horas desde fevereiro, incluindo socorro mecânico e médico, guinchos, reparos no asfalto e melhorias na sinalização. O CEO da empresa, Sérgio Santillán, destacou o compromisso em minimizar os impactos durante as obras. “A duplicação do Contorno Norte é a primeira de cinco grandes obras que totalizam cerca de 70 quilômetros de duplicações a serem concluídas até 2027. Estamos trabalhando com planejamento técnico e também com foco na comunicação com os usuários.”

As obras integram um pacote mais amplo que visa modernizar a infraestrutura viária do Estado, fortalecendo a logística, reduzindo custos e promovendo crescimento econômico na região de Curitiba e no Paraná como um todo.

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