A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) divulgou alterações no cronograma da segunda edição do Paraná Anjo Inovador, o maior programa de incentivo financeiro público para startups do Brasil.
A divulgação do resultado final das startups selecionadas passou de 19 de novembro para 6 de dezembro. O resultado ficará disponível na página do programa. Nesta segunda edição, foram 545 projetos inscritos, representando quase o triplo de inscrições, com aumento de 190% em comparação com a edição anterior, realizada em 2023.
O programa também teve impacto no fomento do empreendedorismo paranaense e na criação de startups. Das 469 empresas que inscreveram projetos nessa edição, 101 foram abertas entre o período de publicação do edital e a data final de submissões de propostas.
Dos inscritos, até 80 serão selecionados para receber um aporte financeiro de até R$ 250 mil para o desenvolvimento de produtos, serviços e projetos inovadores. O foco é selecionar startups que estejam trabalhando em soluções nas áreas de Cidades Inteligentes, Esportes, Inovação Social, Educação Inclusiva, Apoio à Inovação para Micro e Pequenas Empresas, Combate às Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável.
Dentre os objetivos do Paraná Anjo Inovador está o impulsionar a cultura de inovação em todos os cantos do Estado. Na edição de 2024, o programa também teve um aumento no número de municípios participantes. Ao todo, foram recebidas propostas de startups de 58 cidades paranaenses.
Em 2023, o primeiro edital contemplou 68 startups, que estão desenvolvendo soluções em diversas áreas, como educação, saúde, agricultura e sustentabilidade.